Na hora de planejar uma viagem, mil coisas começar a surgir na mente. Em qual site de passagens comprar? Em qual hotel ou hostel se hospedar? Quantas malas levar? Quantos dias a viagem vai durar? Será que o pet pode ir junto?
No meio de tantas dúvidas, preocupações que são tidas como secundárias, ou que geram gastos considerados supérfluos, são deixadas de lado. E uma delas é se existe ou não a necessidade da adesão de um seguro-viagem em destinos internacionais.
Bom, se você está planejando uma viagem para o exterior, você vai precisar, sim, do seguro-viagem. A maioria dos países exige o documento como condição de entrada de turistas.
Na Europa, por exemplo, boa parte dos países pede a apresentação do seguro-viagem ainda na imigração. Isso acontece devido ao Acordo de Schengen, que exige que o turista apresente uma plano com cobertura mínima de 30 mil euros para eventuais despesas médicas.
Mas afinal, para que esse investimento serve?
O que é um seguro-viagem?
Diversos incidentes podem acontecer durante uma viagem. Levando isso em consideração, o seguro-viagem é um tipo de serviço que protege o turista de imprevistos que podem acontecer durante o passeio.
Em suma, é como qualquer outro seguro: a gente paga, mas não quer ter que utilizar.
O uso desse benefício independe do lugar de destino e é um grande aliado na resolução de problemas, que vão desde o cancelamento da viagem, atraso da companhia aérea ou extravio de bagagem até acidentes, uso de hospital e/ou farmácia.
No pior dos cenários, o seguro-viagem também cobre despesas funerárias e translado aéreo.
Agora que você conhece a importância de um seguro-viagem – e sabe que ele é essencial para viagens internacionais -, é hora de conhecer alguns de seus principais benefícios práticos.
#1 Atendimento médico e farmacêutico
Se você costuma assistir filmes e séries americanas que se passam em hospitais, deve saber que o custo de atendimento fora do Brasil, em geral, não é muito pequeno. Uma simples consulta médica pode custar cerca de 300 dólares ou mais. Alguns seguros-viagem cobrem gastos referentes a suportes médicos e farmacêuticos, evitando que você gaste mais do que pode (ou precisa).
#2 Atendimento e suporte em português
Viajar para outro país pode ser desafiador porque, estar inserido em uma outra cultura, com pessoas falando outra língua, é estar fora da zona de conforto. No caso de incidentes, esse não é um problema em relação ao seguro-viagem. As companhias oferecem, na maioria das vezes, atendimento e suporte em português. Caso algum imprevisto aconteça, as orientações a serem seguidas serão repassadas em português.
#3 Reembolso em caso de cancelamento de viagem
Algumas situações são incontroláveis pelo turista, como o cancelamento de um voo ou pacote de viagem. Só a dor de cabeça que o cancelamento de um passeio traz torna o processo de reembolso mais difícil. Mas, se você tem um seguro-viagem, é possível receber o investimento total, caso o cancelamento seja justificável. Esse benefício está sujeito à escolha do pacote de seguro-viagem e pode variar a partir da companhia de seguros escolhida.
#4 Bagagem perdida
Quando você deixa sua mala no balcão da companhia aérea, confia que vai encontrá-la no destino final. Contudo, nem sempre isso acontece. Inúmeras vezes as bagagens são extraviadas e não voltam para os seus donos. Caso isso aconteça, e você tenha um seguro-viagem, se ela não for encontrada pela companhia aérea,você recebe um pagamento imediato, da companhia de seguros, para cobrir o prejuízo.
Contudo, não se esqueça: nesse caso, a companhia aérea também deve te ressarcir.
É válido lembrar que as vantagens oferecidas dependem da seguradora contratada e do plano escolhido. Por isso, estude qual companhia melhor oferta o serviço que você precisa.
Seguros viagem que promovem inovação turística
Promover a inovação turística é um diferencial competitivo para qualquer empresa, incluindo as operadoras de seguros-viagem. Afinal, inovar nada mais é do que encontrar novos percursos e oferecer soluções rápidas, simples, diretas e criativas.
Levando isso em consideração, é essencial escolher uma empresa de seguro de viagem confiável, que estará disponível a atender suas necessidades e que, sempre que possível, ofereça mais do que o esperado.
Separei quatro empresas que, geralmente, cumprem com esses dois objetivos.
Allianz Travel / Mondial Assistance
A Allianz Travel oferece seguros aéreos, terrestres e marítimos para garantir ao turista tranquilidade durante a viagem. A empresa se juntou com a Mondial Assistance, atuante há 75 anos na área, e hoje oferecem, juntas, o seguro.
Entre os principais benefícios que a companhia oferece estão: planos especiais para estudantes que vão fazer intercâmbio, planos especiais que oferecem assistência para gestantes e planos multiviagens para viajantes que optam por fazer mochilão em diversos países.
A desvantagem é que os preços, geralmente, são maiores do que as outras companhias. Contudo, avalie se é um investimento válido, dado seu custo-benefício.
Assist Card
A Assist Card trabalha no mercado desde 1972 e é uma das seguradoras mais conhecidas no mundo do turismo. Uma grande vantagem de contratar essa empresa são seus preços acessíveis.
Entre os serviços oferecidos estão: assistência médica, reembolso de gastos por atrasos e cancelamentos de voos, urgências odontológicas, rastreamento de bagagem, serviço de concierge e acompanhamento de menores.
Travel Ace Assistance
Líder de venda na América Latina, a Travel Ace Assistance possui mais de 35 anos de experiência no mercado de seguros e está presente em 150 países.
A empresa oferece assistência médica, assistência por perda de bagagem e assistência legal em caso de acidentes de trânsito. Além disso, a Travel Ace possui aviões próprios para soluções aéreas e disponibilizam um plano especial para gestantes e idosos.
World Nomads
A World Nomads é uma seguradora australiana que atua desde 2002 no mercado. Entre os serviços disponibilizados estão: regresso sanitário, assistência à gravidez, despesas médicas e hospitalares, atrasos de bagagem, assistência odontológica emergencial e cobertura no Tratado de Schengen.
Além disso, A World Nomads também cobre cerca de 180 atividades que você pode fazer na sua viagem,como esportes aquáticos, terrestres, aéreos e na neve. Um seguro recomendado para quem ama turismo de aventura.
O que você achou das nossas recomendações? Se surgir alguma dúvida, ou tiver uma indicação de seguro-viagem inovador, deixe nos comentários abaixo e vamos continuar conversando!