Diante do acesso a diferentes tecnologias e soluções inovadoras, surge uma nova forma de obter dicas de viagem: acompanhando o Twitter. O microblog – que, agora, também disponibiliza os recursos de stories, como Instagram e Facebook -, pode ser um grande auxílio no momento de programar uma viagem.
A rede social tem se mostrado uma alternativa legítima aos guias de viagens e destinos. Elas servem, principalmente, para sanar dúvidas específicas, que só uma pessoa que já viajou ao destino pretendido sabe resolver. As questões podem ir desde as opções de voo até hospedagem barata e passeios econômicos.
Em outra palavras, o Twitter facilita a busca por informações e garante descrições de experiências reais.
A possibilidade chama atenção justamente por serem dicas dadas por pessoas que vivenciaram situações similares em suas viagens. É a partir daí, elas podem elaborar threads para contar suas experiências. Assim como os aplicativos, as threads podem auxiliar outras pessoas através do conhecimento tácito dos viajantes.
Tal funcionalidade é uma possibilidade do Twitter em que, a partir de um primeiro tweet, são feitas adições ou atualizações como resposta ao que foi postado inicialmente. Isso cria uma sequência de posts, permitindo que o leitor acompanhe as informações de cima para baixo, progressivamente.
Threads com dicas de viagem que viralizaram
Para nossa sorte, há muita gente disposta a criar threads, ou “fios”, com dicas que podem ajudar no momento de planejar uma viagem. Algumas, inclusive, já viralizaram – como a do comissário de bordo Gabriel Santos.
Em sua sequência de tweets, ele compartilha dicas e curiosidades que podem melhorar a experiência dos viajantes em seus próximos voos, a partir da perspectiva da equipe de bordo.
Outra possibilidade interessante é encontrar, em outras threads, dicas de como montar seu roteiro de viagem ou, até, como é a vida em determinado lugar.
Para facilitar esse processo, basta pesquisar pelas palavras-chave na barra de busca. Você pode digitar, por exemplo, “thread dicas de viagem” e outros termos relacionados e procurar por informações e conselhos interessantes que respondam às dúvidas.
E você, conhece alguma outra thread com dicas para ajudar os mochileiros, turistas e viajantes? Compartilhe nos comentários para continuarmos, juntos, a desbravar os “guias de viagem” alternativos.