Atualmente, a TV e o cinema vivem releituras de suas eras de ouro, produzindo entretenimentos que custam milhões e enchendo os olhos de espectadores mundo afora pelos roteiros, elenco e, claro, cenários incríveis e inesquecíveis.
A indústria cultural é muito importante para a promoção de destinos turísticos. Afinal, quando uma localização sabe se promover, ela atrai milhares de fãs de alguma obra que, sem ela, jamais saberiam que aquele lugar existe.
Separei aqui uma lista de filmes e séries de televisão que criaram novos pontos turísticos mundo afora para que você entenda o quanto esse tipo de mercado pode ajudar seu negócio a se dar bem no mundo das viagens, principalmente se os destinos com os quais você trabalha também já foram cenários de histórias famosas.
No Brasil, podemos citar o exemplo de Tiradentes, em Minas Gerais, que sempre está em alta temporada, mas ganhou atenção especial dos turistas nacionais depois da estreia do filme O Menino Maluquinho, em 1995, que utilizou vários pontos da cidade histórica como cenário.
Séries que promovem pontos turísticos
#1 Game of Thrones
Sucesso mundial, a série da HBO tem locações na Espanha, Croácia, Islândia, Irlanda e Irlanda do Norte – e basta que a produção ou os atores postem fotos das gravações para que os lugares passem dias a fio abarrotados de turistas.
As locações da Irlanda tem passeios temáticos da série e encantam ainda mais quem só vê os sete reinos pela televisão. A cidade de Belfast, inclusive, dá muitas opções para quem quer viver a experiência de Game of Thrones.
#2 Downtown Abbey
A série inglesa tem locações encantadoras, e uma das mais icônicas é o Highclere Castle, castelo onde vive o protagonista Earl de Grantham. Como se tornou meca dos turistas após o show, ele começou a ficar aberto à visitação – mas apenas por 70 dias por ano. Seu site mostra todas as datas disponíveis para que os visitantes possam programar suas viagens.
#3 Sherlock
Seja em livros, séries ou filmes, Sherlock Holmes, o detetive mais famoso do mundo, tem o endereço mais conhecido do planeta: Baker Street, 221B. Em Londres, a rua, a casa e o museu para o personagem de Arthur Conan Doyle existem e o Speedy’s Cafe, no térreo do apartamento onde a série é filmada, virou ponto de peregrinação para os fãs da dupla Sherlock e Watson.
Filmes que promoveram pontos turísticos
#1 Indiana Jones
A saga do caçador de aventuras rendeu boas locações e muitos pontos turísticos descobertos, sendo um dos principais o Capilano Suspension Bridge, em Vancouver, no Canadá, onde foram gravadas cenas de “Indiana Jones e o Templo da Perdição”. Suspensa a 70m de altura, e com 137m de comprimento, a ponte faz os turistas se sentirem tão aventureiros como o personagem vivido por Harrison Ford.
#2 Rocky Balboa
Sylvester Stallone escreveu, dirigiu e estrelou um dos mais substanciais filmes da cultura pop – e os fãs abraçaram a franquia Rocky como o fizeram poucas outras vezes na vida, inclusive com personagens do mesmo autor. A prova disso é que a inesquecível comemoração do boxeador no alto das escadas do Museu de Arte da Filadélfia é repetida todos os dias por centenas de turistas que idolatram Balboa.
O local ganhou até uma estátua de Rocky – e o Museu de Arte, ao fundo do cenário, ganhou milhares de visitas graças ao movimento causado pelos turistas. É para colocar a trilha sonora do filme nos fones de ouvido e curtir o momento se achando uma verdadeira estrela de cinema.
#3 O Senhor dos Anéis
No caso da trilogia de Peter Jackson, inspirada na obra do autor J.R.R. Tolkien, a Terra Média transpassou o limite das telas e é um ponto turístico da vida real. Os filmes foram gravados na Nova Zelândia, e as empresas de turismo local preservaram algumas características da aventura de Frodo nas locações originais.
Para comprar pacotes – coisas que os fãs da literatura fazem com muito gosto – basta escolher os passeios “a la” Senhor dos Aneis do site 100% Pure New Zealand, que tem descrição de todos eles em português.
E você, já visitou ou viu uma promoção incrível de destino turístico baseado em filmes, séries e livros? Deixe nos comentários para discutirmos mais sobre ela.