Quando falamos de viagens, uma imagem pode – literalmente – valer mais do que mil palavras. É por isso, inclusive, que tiramos tantas fotos enquanto estamos andando pelo mundo afora. O visual pode conter muita informação que um guia básico de turismo não contará com riqueza de detalhes.
Por isso, na hora de promover destinos turísticos, duas redes sociais básicas são o Instagram, do qual já falamos aqui, e o Pinterest, outra rede social de fotos e vídeos que faz bastante sucesso. Atualmente, são mais de cem milhões de usuários ativos em todo o planeta.
O funcionamento do Pinterest se dá, basicamente, através de murais que os usuários fazem de acordo com suas preferências. Por exemplo: se alguém vai visitar Veneza, pode criar um mural chamado “Veneza” e, conforme busca por referências da cidade, pode escolher suas preferidas colocando um “pin” em cada uma delas.
Assim, vai construindo, de acordo com imagens de outras pessoas, seu próprio álbum de Veneza, que o ajuda a escolher o que fazer enquanto estiver na cidade.
A mesma lógica vale para qualquer tipo de busca, desde referências culinárias até estudos acadêmicos.
Como usar o Pinterest para Promover Destinos Turísticos
Em 2016, o Pinterest divulgou um relatório dizendo que a maior parte de sua receita vem da publicidade, uma vez que as marcas assumem uma enorme fatia do bolo de anúncios da plataforma. Isso significa que, se você não está por lá, seu concorrente provavelmente está – e, se estiver fazendo tudo certinho, ele também está gerando receita.
Então, como usar o Pinterest para promover destinos turísticos?
As formas mais simples, baratas e efetivas de fazer isso são duas: através de imagens bonitas e infográficos.
As imagens podem ser fotos que mostrem o melhor do destino, como pratos, paisagens, detalhes de alguma arquitetura ou momentos felizes de pessoas que visitaram a cidade, como uma criança sorrindo em um cenário onde dê para identificar o lugar onde ela está.
Nesses casos, tenha certeza de que as fotos são profissionais, tiradas com boas câmeras e causando um bom impacto.
Para imagens genéricas, como famílias tirando fotos em algum ponto turístico, você pode utilizar os álbuns de Facebook. No Pinterest, os usuários estarão mais tentados a distribuir pins em imagens que possam sugerir benefícios ou belezas do destino a ser visitado.
Além disso, a grande sacada dessa rede social é poder levar o usuário a outros sites e plataformas. Por isso, você pode colocar no seu mural uma imagem que chame para uma ação, como “Como planejar uma viagem para o Destino X” e, na descrição, colocar o link para seu site ou blog com o conteúdo completo.
Outra forma de utilizar o Pinterest é com infográficos de dicas, cuidados e listas para visitar o destino, como podemos ver nessa busca pela plataforma. As marcas que promovem destinos podem se utilizar de vários artifícios para criar boas imagens com conteúdo, tais como:
- dicas para encontrar hotel;
- listas de coisas a fazer;
- restaurantes a visitar no destino turístico;
- passo a passo de como fazer câmbio na cidade;
- palavras na língua local que todos os turistas podem aprender (e que serão bem úteis durante a viagem), dentre outros.
Essas duas ideias são apenas o início, e você pode – e deve – ir além delas. Afinal, como as redes sociais vivem nos mostrando, inovação e originalidade são imprescindíveis para o sucesso das marcas no ambiente digital.
Para que suas ações no Pinterest sejam completas, não se esqueça de monitorar as interações e atualizar constantemente a plataforma com novas imagens e conteúdos relevantes. Sem ouvir o feedback dos usuários ou alimentá-los com informações de valor para sua viagem, todo o seu esforço de marketing nessa e em outras redes sociais será em vão.