Quem trabalha com turismo sabe que ele tem o poder de impactar uma região. Basta olharmos projetos realizados em cidades que foram transformadas por essa atividade de negócio.
Ou seja, além daqueles destinos já bem conhecidos, as pessoas também estão em busca de novidades e de algo que saia do roteiro comum, estimulando um mercado que tem aberto inúmeras oportunidades de promoção das cidades.
Diante disso, o turismo ganhou ainda mais relevância no cenário mundial, após a ONU incluir a atividade na Agenda 2030, junto com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável).
O que vem a ser a Agenda 2030?
A Agenda 2030 é um plano de ação global, firmado pelos 193 Estados-membros da Organização das Nações Unidas (ONU), incluindo o Brasil. Ele reúne 17 objetivos de desenvolvimento sustentável e 169 metas para erradicar a pobreza e promover vida digna a todas as pessoas, sem comprometer a qualidade de vida das próximas gerações.
Os objetivos e metas são integrados e abrangem as três dimensões do desenvolvimento sustentável: social, ambiental e econômica, podendo ser colocados em prática não só pelo governo, mas, também, pela sociedade civil, setor privado e por cada cidadão comprometido com o futuro do planeta.
A Agenda contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, questões prioritárias que devem atingir todos a curto, médio e longo prazo. Ou seja, eles são uma ferramenta de planejamento que é adaptável à realidade de cada região. O intuito dos ODS é trazer ganhos significativos para o processo de desenvolvimento dos territórios, utilizando tempo e recursos da forma mais eficaz.
Mas, em que momento o turismo se encaixa nessa agenda?
Os ODS atuam em parceria para que as ações para que as melhorias sejam mais assertivas, afetando positivamente a vida de todos. E o turismo tem esse potencial de contribuir, direta e indiretamente, para todos os objetivos, influenciando no crescimento econômico inclusivo, uso sustentável dos oceanos e recursos marinhos, além do consumo e produção sustentável.
Sem dúvida que o turismo é uma atividade que gera inúmeras e complexas inter relações relacionadas a trabalho, saúde, emprego e renda, meio ambiente e justiça, entre outras. No entanto, são necessárias estratégias para que o setor possa verdadeiramente contribuir para os ODS.
Nesse sentido, seguem propostas de como o turismo pode colaborar para a Agenda 2030 e o alcance dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Erradicação da pobreza
Promoção do empreendedorismo e de pequenos negócios e o empoderamento de grupos menos favorecidos, em especial jovens e mulheres.
Fome zero e agricultura sustentável
A atividade impulsiona a produção agrícola e a venda dos produtos locais em regiões turísticas.
Saúde e bem-estar
Assegura uma vida saudável e promove o bem-estar a todos ao gerar receitas tributárias vindas da atividade turística. Esses recursos podem ser reinvestidos em serviços de saúde, como redução da mortalidade infantil, prevenção de doenças, apoio durante a maternidade, entre outros.
Educação de qualidade
O setor pode fornecer incentivos na educação e formação profissional, apoiando a mobilidade de mão de obra por meio de acordos transnacionais sobre qualificações, padrões e certificações.
Igualdade de gênero
O turismo pode empoderar mulheres, por meio de empregos, geração de renda em pequenas e grandes empresas turísticas e hospitalidade.
Água limpa e saneamento
Com a contribuição do turismo é possível preservar a água, esse recurso precioso e em falta em muitos lugares no planeta. Com medidas de segurança apropriadas, saneamento, gerenciamento de águas residuais, controle de poluição e eficiência tecnológica é possível alcançar esse objetivo.
Energia limpa e acessível
Como o setor requer um uso substancial de energia, o turismo pode investir na aceleração da mudança, promovendo investimentos sólidos em energia sustentável e, assim, reduzir as emissões de gases de efeito estufa e mitigar as mudanças climáticas.
Trabalho decente e crescimento econômico
Atualmente, o turismo fornece 1 em 11 empregos em todo o mundo, sendo um propulsor do crescimento econômico global. Ao dar acesso a oportunidades no setor de turismo, a sociedade pode se beneficiar não somente da empregabilidade, mas, também, do aumento de habilidades e desenvolvimento profissional.
Inovação e infraestrutura
O desenvolvimento do turismo depende de uma infraestrutura pública e privada, além de um ambiente inovador. O setor pode incentivar os governos a melhorar sua infraestrutura e modernizar suas indústrias, tornando-as mais sustentáveis, eficientes e sustentáveis, como forma de atrair investimento estrageiro.
Redução das desigualdades
O turismo tem tudo para ser uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento de comunidades e redução das desigualdades, contribuindo para a renovação urbana, o progresso da área rural e a oportunidade das comunidades prosperarem em seus locais de origem.
Cidades e comunidades sustentáveis
O turismo sustentável tem o potencial de contribuir para avanços na infraestrutura urbana e acessibilidade universal, promover regeneração de áreas degradadas e preservar o patrimônio cultural e natural, ativos dos quais depende a atividade.
Nesse sentido, pode orientar investimentos em infraestrutura verde, como meio de transporte sustentável, poluição do ar reduzida, conservação do patrimônio e revitalização de espaços abertos.
Consumo e produção responsáveis
Ao adotar práticas de produção e consumo sustentáveis, o turismo pode ter um papel significativo no aceleramento no movimento global em direção à sustentabilidade.
Ação contra a mudança global do clima
O turismo contribui para as mudanças climáticas e é afetado por elas. Portanto, é de interesse do próprio setor ter papel de liderança na resposta global às mudanças climáticas, diminuindo o consumo de energia e migrando para fontes de energia renovável.
Proteção à vida marinha
O desenvolvimento do turismo deve fazer parte da gestão integrada zona costeira com o objetivo de ajudar na preservação dos ecossistemas marinhos.
Vida terrestre
O turismo sustentável pode ter o papel fundamental, não apenas para proteger a biodiversidade, mas, também, no respeito ao ecossistema terrestre e pelas ações de sensibilização e de educação ambiental.
Paz, justiça e instituições eficazes
O turismo oportuniza o encontro de pessoas de diversas origens culturais, podendo proporcionar tolerância e compreensão multicultural e religiosas, estabelecendo bases para uma sociedade mais pacífica.
Parcerias e meios de implementação
O turismo tem a capacidade de fortalecer parcerias público-privadas e envolver várias partes interessadas – nacionais, internacionais e regionais – a trabalhar em conjunto para alcançar os ODS.
Como vimos, o turismo é uma atividade que vai muito além de promover diversão e passeios e entretenimento, mas toda a sua cadeia pode ajudar na transformação do mundo, contribuindo para a qualidade de vida das pessoas e do planeta.
Continue acompanhando o Turismo e Inovação e fique por dentro das novidades que acontecem no turismo.