Você sabia que existe a possibilidade de trocar trabalho por hospedagem em qualquer lugar do mundo? Independente de ser trabalhando como bartender, cuidador de cachorro, fotógrafo ou cozinheiro, essas experiências podem ser trocadas por acomodações em diversos países.
Quando você possui uma habilidade em determinada área, a oportunidade de conhecer outros lugares e culturas aumenta. Além disso, o viajante ajuda no desenvolvimento de projetos sociais e dos meios de hospedagem.
O work exchange está se tornando a principal escolha de pequenos empreendimentos e de pessoas que desejam realizar um intercâmbio de trabalho. Essa atividade beneficia ambos os lados de uma forma extremamente positiva.
Aplicativos e sites que permitem o work exchange
Antes de ir, pesquise se os projetos desejados tem a ver com seus objetivos e ideais de viagem. Sempre busque aqueles que apoiam um turismo do bem.
A seguir, três apps/sites nos quais é possível ter benefícios turísticos em troca do trabalho:
Worldpackers
A plataforma Worldpackers reúne centenas de oportunidades. Nela é possível navegar e encontrar experiências perfeitas para trocar suas habilidades. Por algumas horas de serviço, você recebe benefícios como hospedagem e alimentação, por exemplo.
Para acessar é simples: basta fazer o cadastro e criar seu perfil como em uma rede social normal, colocando fotos e informações sobre você. A plataforma é válida em mais de 170 países.
Além do site, a plataforma também está disponível gratuitamente para celulares com sistema operacional Android e iOS.
WorkAway
O WorkAway oferece mais de 32 mil oportunidades de trabalho, voluntariado e intercâmbio cultural em 170 países. O cadastro funciona como o do Worldpackers.
O WorkAway incentiva o contato com anfitrião, além de negociar um trabalho que seja benéfico para os dois. A plataforma oferece benefícios turísticos – hospedagem, alimentação e transporte – em troca de trabalho em escolas, casas de família, fazendas e centros de cuidados com animais.
WWOOF
O WWOOF (em português: Oportunidades Globais em Fazendas Orgânicas) é uma plataforma voltada para fazendas orgânicas. Através desse programa o turista pode semear, cuidar dos animais, produzir alimentos e realizar as atividades ligadas às fazendas. Em troca, ganha hospedagem e alimentação na cidade em que a fazenda se localiza.
Para começar suas buscas por destinos turísticos, entre no site e verifique as disponibilidades de local para a próxima viagem. Para fazer o cadastro é necessário pagar uma taxa anual, que varia de acordo com o destino desejado.
Especificidades do turismo via work exchange
É válido lembrar que, nessa modalidade de viagem, o turista trabalha em troca de hospedagem e alimentação – o que faz com que todos os outros gastos sejam por sua conta.
Por isso, antes de fechar negócio em centros especializados em work exchange, é importante ter atenção às especificidades desse modelo.
Por exemplo: existem organizações que trabalham exclusivamente com o trabalho voluntário dos turistas e, com isso, deixam de dar empregos para a população local. Em geral, esses projetos não são bem vistos, nem pela comunidade e nem para os grupos de turistas que praticam essa modalidade de viagem.
E você, conhece outras plataformas para fazer work exchange? Já fez esse tipo de intercâmbio ou gostaria? Deixe sua contribuição nos comentários e vamos continuar essa conversa.