Motivos para viajar é o que não faltam. Aliás, explorar novos lugares, essa é, também, uma forma de construir memórias e aprender outras maneiras de ver a vida. E quando o destino se liga à música, é aí que, para muitos, o roteiro fica completo.
Turismo e música é uma dobradinha que dá muito certo e alimenta uma experiência marcante de viagem, já que combina a paixão pelos acordes ao desejo de descobrir novos atrativos em vários cantos do planeta.
Para aqueles que são fãs de carteirinha de determinada banda ou cantor, visitar lugares por onde essas pessoas passaram, cantaram ou moraram tem um peso a mais. É como se, de alguma forma, esses destinos pudessem nos ajudar a liberar emoções escondidas, pelo simples fato de estarmos no mesmo lugar em que nossos ídolos já estiveram.
Realmente, a música liberta e tem o poder de unir pessoas, podendo transformar uma simples viagem em um dos momentos mais fantásticos da sua vida. Se você faz parte desse time, veja alguns destinos turísticos relacionados à música.
Liverpool – Inglaterra
Mesmo que você não seja tão fã dos Beatles (o que acho difícil), é impossível não inserir Liverpool no seu roteiro turístico. Foi nela que tudo começou, despontando não somente a banda, mas, também, a cidade para o mundo.
Internacionalmente conhecida, Liverpool conta a sua história e a do rock por meio de estátuas, bares, pubs, ruas e outros pontos turísticos que fazem homenagem à banda.
Mais que homenagear os ídolos de toda uma era, a cidade inspira novas bandas de rock e outros sons que precisam ser prestigiados, fazendo de Liverpool um cenário social e cultural para ficar na história.
Nova Orleans – Estados Unidos
Nova Orleans é bem conhecida pelos turistas por ter uma vida noturna bastante agitada. Artisticamente falando, o lugar mescla elementos da cultura francesa, americana e africana, proporcionando uma riqueza de sons e melodias, sendo um deleite para os ouvidos mais apurados.
O evento mais popular da região é o festival de Mardi Gras, uma festa carnavalesca que ocorre em fevereiro e é famosa por suas máscaras de gesso, colares, desfiles e vários shows que acontecem nas ruas da cidade.
Mas o local também apresenta outras opções turísticas, como museus, passeios de barco a vapor pelo rio Mississippi e jogos locais de futebol americano.
Berlim – Alemanha
A capital da Alemanha gera bastante curiosidade em virtude da sua beleza singular, rodeada de casas de artes, parques, museus, igrejas e arte de rua. Mas ela é também um destino turístico relacionado à música, oferecendo atrações para todos os gostos.
Para começar, os fãs de música clássica vão se sentir acolhidos na cidade. Afinal, por lá, existem sete orquestras sinfônicas, incluindo a famosa Filarmônica de Berlim. Caso você não queira apenas os teatros e os espaços de concertos, a cidade dispõe de excelentes clubes de música, considerados os melhores da Europa.
Por ser a cidade onde David Bowie viveu boa parte a vida, o destino oferece passeios nas casas onde o cantor morou para conhecer um pouco mais da sua história.
Memphis – Estados Unidos
Memphis é uma cidade norte-americana que se orgulha por ser o local de nascimento do blues e do rock´n´roll, além de sua forte tradição gospel e soul music. O ponto alto do destino são as várias atrações ligadas ao rei do rock, Elvis Presley.
Em Memphis, é possível visitar o Sun Studios, local onde Johnny Cash, Jerry Lee Lewis, Elvis Presley e outros músicos gravaram e registraram sua marca. O museu Graceland é outro ponto turístico imperdível. Na verdade, essa é a mansão que pertenceu ao rei do rock, onde o visitante pode fazer um tour pela propriedade e conhecer ambientes, objetos e relíquias que pertenceram a Elvis Presley.
Já escolheu o destino para a sua próxima parada musical? Não deixe de passar por aqui e contar como foi. Para saber outras novidades no setor de turismo, continue lendo o blog Turismo e Inovação!