O período atual não é dos melhores para as empresas de turismo. A pandemia do novo coronavírus afetou diretamente esse setor da economia. Os principais pontos de visitação foram fechados ou tiveram a entrada de pessoas reduzida, além da proibição do acesso dos brasileiros em algumas fronteiras, devido às políticas de controle da doença no país.
Mesmo que seja difícil fechar novos negócios agora, é possível deixar o terreno pronto para quando chegar o fim dessa época marcada pelo vírus. Para as empresas que conseguiram manter-se de pé, mesmo nesse cenário, prepare-se, pois os viajantes estão ainda mais saudosos da liberdade e com vontade de explorar novos lugares.
Mostre os bastidores
Mantenha o seu site e redes sociais em pleno funcionamento. Com certeza você tem bons conteúdos que podem ser requentados nesse período de poucas viagens.
Use o momento para demonstrar como a sua empresa funciona. Não há nada de novo em postar uma foto da Torre Eiffel, já que no Google podemos encontrar milhares delas. O que deve aparecer em seu conteúdo é o elemento chave dessas visitações tão importantes na vida do turista: o seu negócio.
Mesmo que seja uma paisagem exuberante, não esqueça de demonstrar como o seu empreendimento se encaixa nesse contexto. Sempre que possível, coloque pessoas reais nessas fotografias e mostre como é o lugar pela visão de quem viaja com a sua empresa.
Produza conteúdo em vídeo
As redes sociais são definitivamente mais movimentadas com o uso dos vídeos. O engajamento nas postagens é ainda maior do que em uma foto, além de permitir a inserção de elementos de convencimento de compra para os seguidores da conta.
Para deixar suas publicações interessantes e chamativas, use e abuse dos aplicativos de edição. O Inshot, por exemplo, edita vídeos com a possibilidade de inserção de comentários de viajantes, dicas e emojis, que dão um ar descontraído.
O FastSave e Respost Story, nesse caso, são indicados para quem precisa salvar vídeos para postagens futuras, mostrando suas recomendações, lugares que o próprio agente de viagens visitou ou pretende ir em breve. Essa é mais uma oportunidade para deixar sua conta mais pessoal e trazer o público para perto de modo íntimo e convincente.
Faça postagens que promovam interação entre empresa e público
Outra dica de marketing muito boa é convidar os usuários das redes sociais e blogs e interagirem com a marca. Além de agitar os algoritmos que fazem sua conta ter um alcance ainda maior, você atrai e cativa os seguidores que desejam participar dessa conversa que tanto lhe interessa; viagens!
Afinal, quem procura por conteúdos de agências de turismo tem a mesma paixão que a sua: viajar. Sendo assim, você sabe como ninguém o que aquele seguidor gostaria de saber e descobrir com a sua ajuda. Ouvir o que os internautas têm a dizer pode gerar ideias para novos conteúdos e promover o fechamento de negócios, já que a confiança do comprador aumenta consideravelmente ao sentir-se ouvido.
Para quem não sabe muito bem por onde começar, uma jeito simples é fazer perguntas ao final das postagens. Crie quizzes, testes ou peça a avalição das pessoas sobre um determinado lugar. Cative a marcação de outros usuários no post com perguntas que estimulam essa ação, Por exemplo: “quem você acha que adoraria conhecer esse lugar com você?”
Conte com equipe profissional de marketing
Para vender viagens, você deve mostrar conhecimento próprio sobre o lugar. Portanto, antes de enviar agentes ou você mesmo fazer uma viagem, separe um dia inteiro preparando o conteúdo. Para as empresa que dispuserem de capital, contrate profissionais de marketing que apoiam com câmeras para as fotos e filmagens.
Quanto melhor a edição e o tratamento das imagens, mais chamativas em suas redes sociais elas ficarão. Invista em conteúdos de qualidade também para a produção de textos para blog ou roteiros de vídeos no YouTube.
Antes de fechar uma viagem, é comum que o cliente queira os mínimos detalhes sobre o que ele vai encontrar por lá e quanto isso vai lhe custar. Ou seja, seu trabalho bem feito pode render um faturamento maior para a sua empresa.
Comece a planejar-se para atingir seu público e divulgar novas viagens. A gestão da comunicação no turismo nunca foi tão necessária quanto agora. Quando tudo isso passar, o que pode acontecer muito em breve, você estará pronto para as vendas.