Você já deve ter ouvido falar de várias personalidades da moda que viraram blogueiras e conseguiram, com isso, começar uma boa carreira no ramo da informação digital. E, agora, deve estar imaginando porque começamos um texto, em um site de turismo e inovação, sobre moda…
Calma, eu ainda não fiquei maluco: é porque esse é o exemplo mais simples para mostrar o quanto o blog é, hoje, uma ferramenta que dá certo. Tanto para divulgar produtos e serviços quanto para transformar alguém em especialista num determinado assunto, os blogs fazem parte das ferramentas de marketing digital mais eficazes para conversão e geração de renda.
É aqui, em sites como esse em que você está agora, que a informação é tratada com olhares mais apurados sobre o que é de interesse do leitor, de uma forma mais dinâmica e participativa do que as matérias da mídia tradicional, como jornais e televisão.
Não é preciso muito esforço para perceber que, se para moda o blog dá certo, para serviços de turismo a fórmula de sucesso é a mesma: definição de público alvo, conteúdo de qualidade e canal aberto para discussões é o que você precisa para dar melhor publicidade ao que faz sua empresa ou sua cidade.
Ter acesso ao WordPress, a plataforma “oficial” dos melhores blogs do mundo, também ajuda bastante.
Como fazer um blog de serviços de turismo?
A primeira coisa que você tem que fazer antes de criar um blog é escolher um nome e registrar o domínio. Depois, é preciso comprar uma hospedagem, preferencialmente em WordPress (que tem melhor aceitação pelos algoritmos do Google), e começar a postar.
Contudo, antes disso, defina bem a linha editorial do seu blog. Se você tem uma agência de viagens, por exemplo, não adianta nada usar essa potente ferramenta só para ser um “panfleto virtual” daquilo que você vende. Dê dicas, mostre os diferenciais dos destinos turísticos, ensine as pessoas a escolherem, por conta própria, uma passagem ou passeio e use seu blog como um ponto que reúne conteúdos relevantes sobre viagens e turismo.
Mesmo que você não esteja fazendo uma propaganda direta do seu serviço, as pessoas se lembrarão da sua marca como uma referência de onde elas podem adquirir informações confiáveis e, antes que você perceba, se tornarão clientes da empresa.
Também, sempre que possível, deixe aberta a aba de comentários. Ainda que hoje em dia seja extremamente raro ver as pessoas comentando em um post de blog, essa área serve como mais um meio de comunicação entre sua empresa e os leitores. Não deixe de responder a todos os comentários, de maneira personalizada, para ajudar ainda mais as pessoas e, claro, nutrir o interesse delas pelo seu site.
Ao criar um blog, coloque nele o código do Google Analytics, que é a ferramenta gratuita do Google para análise de dados. Com ela você vai saber o que as pessoas mais leram, de onde elas estão vindo, quanto tempo elas gastam no seu blog, além de ter acesso a outros dados relevantes, que vão te ajudar a melhorar seu conteúdo e trazer mais gente para ler, direta ou indiretamente, sobre seus serviços de turismo.
Os melhores blogs de viagem
Vai precisar de uma ajudinha na inspiração para criar seu blog de serviços turísticos? Dê uma olhadinha nesses blogs de viagem que vão te dar verdadeiras aulas sobre contar histórias e gerar valor no universo das viagens.
Tirar boas dicas desses endereços é garantia de sucesso para qualquer blog que fale de turismo, seja ele pessoal, governamental ou de empresas.
Viaje na Viagem – fundado em 2004, é o blog de turismo mais antigo do Brasil.
360 Meridianos – três amigos saíram de MG para um intercâmbio e acabaram dando a volta ao mundo. O blog criado por eles é cheio de boas dicas de viagem.
1001 Roteirinhos – esse blog vai te ajudar a criar bons argumentos de venda para viagens com crianças.
Viagens para Mãos de Vaca – quer entender como gente sem dinheiro ainda roda pelo mundo? Dá uma lida nesse blog.
Turismo e Inovação – autopropaganda muito válida, já que há quase um ano falamos, aqui no blog, sobre como usar tecnologia e marketing digital para melhorar seus serviços de turismo.
Quer saber mais sobre blogs para turismo? Faça a pergunta nos comentários e vamos continuar falando sobre esse assunto!