O nome wearable technology até parece nos remeter a filmes de ficção científica, mas em tradução livre para o português significa tecnologias vestíveis. Estamos olhando para uma tendência de mercado que pode impactar, e muito, o mundo dos negócios. Ficou curioso?
O que é wearable technology?
Ao falar em tecnologia do vestir, vem à mente um filme com o ator Jackie Chan, onde ele vestia um terno todo programado que o ajudava a ter rapidez nos golpes de artes marciais. Porém, não é bem isso que vamos apresentar, mas também não podemos descartar a hipótese disso um dia acontecer.
O fator principal dessa postagem é mostrar que existem empresas como a Samsung, Google, Apple e Nike que já vêm investindo em tecnologias de vestir que inovam na fabricação de óculos, tênis, relógios, pulseiras e uma série de outros produtos que integram moda e funcionalidade capazes de gerar, armazenar e transmitir informações.
Já é possível encontrar no mercado, relógios inteligentes que recebem e-mails, acessam o Twitter e ainda fazem postagem em redes sociais. E o tênis com sensor? Voltados para os praticantes de basket, eles são úteis para o controle de velocidade , impacto de peso e outras informações para melhorar o rendimento do atleta. Tudo isso é transformado em dados e visualizado diretamente do seu smartphone via bluetooth.
Existem muitos produtos surpreendentes como os óculos inteligentes que colocam uma espécie de smarthphone à frente dos seus olhos. Com ele é possível, tirar fotos, gravar vídeos, gravar mensagens, além de navegar pela a internet. Novidades é o que não faltam. Mas a pergunta é: como utilizar o wearable technology a favor do turismo?
Wearable e o turismo
Se o wearable consegue mudar a vida pessoal, imagina a sua aplicabilidade para viagens!
Para quem vive para fazer turismo, e mesmo para quem não vive, mas faz de vez em quando, a funcionalidade desses produtos pode ajudar e muito a viver novas experiências.
Pense que você está passeando por uma cidade super top, e de repente, seus óculos inteligentes te informam sobre um ponto turístico mega interessante e bem perto onde você está.
Sem contar com indicações de restaurantes, bares, casas de shows e tudo que um viajante gostaria de fazer.
Assim como os óculos, os relógios inteligentes também podem ter essa funcionalidade no mundo do turismo, podendo inclusive, fazer confirmações em restaurantes e compras de ingressos online.
Tecnologias como essas têm sido desenvolvidas para facilitar e melhorar a experiência do viajante. A recepção de informações turísticas é uma das funcionalidades desses objetos, mas eles podem ir muito mais além.
Você sabia que empresas aéreas como a Easy Jet e a British Airway criaram aplicativos, especialmente, para a Apple Watch? Será que é uma forma da pessoa não perder a viagem?
O fato é que esses aplicativos permitem que os passageiros armazenem seus cartões de embarque e recebam atualizações em tempo real – diretamente dos pulsos.
E os relógios inteligentes podem fazer muito mais! Possuem várias funções que permitem a não utilização das mãos para operacionalizar a tecnologia como os códigos de barras do cartão de embarque que podem ser digitalizados diretamente da tela.
Você pode, também, explorar uma nova cidade com o auxílio dos mapas de navegação, que permitem aplicações de navegação para cada alteração de direção em tempo real. Sem contar com uma parceria com a UBER em que o acesso aos carros é muito mais rápido.
Pare para pensar que as experiências com viagens estão se transformando. Se você precisa de um guia para melhor explorar a cidade, o Foursquare City Guide app já foi previamente carregado no seu relógio inteligente. Agora não há desculpas para deixar de almoçar naquele restaurante que você sempre quis conhecer.
Outra boa notícia relacionada ao wearable techonoly é que o relógio Mont Blanc Summit inclui um tradutor ativado de voz. Agora ficou muito mais fácil comprar bilhetes de trem no Japão ou pedir um café em francês.
O idioma não é mais uma barreira para quem quer aproveitar ao máximo uma viagem. As traduções, em vários idiomas, são diretamente exibidas no relógio.
Outro exemplo de inovação foi na CES 2017. A Consumer Electronic Show é a maior feira de tecnologia do mundo. E nesse ano, uma empresa voltada para viagens em cruzeiros lançou para seus clientes um smart wearable, apelidado de Ocean Medallion. O dispositivo, além de outras coisas, abre portas de cabines para os hóspedes, a fim de facilitar as transações de bebidas, alimentos e mercadorias.
Além disso, o objetivo do Ocean Medallion é mudar a forma de como as pessoas vivenciam uma viagem. Através de um aplicativo, os freqüentadores de cruzeiros podem personalizar suas férias e preferências de viagem. De que adianta um serviço exclusivo se você tem que esperar muito na fila para fazer o check in? O Ocean Medallion já tem informações sobre o hóspede, muito antes dele entrar no navio, facilitando o embarque e reduzindo o tempo de espera. Ele também pode ser usado para pagar as compras no cruzeiro, desbloquear a porta do quarto quando você se aproxima, e pode ser usado na plataforma de apostas em todo o navio. Quer mais vantagens?
Além de viajar e aproveitar todas as maravilhas que um passeio de férias pode te oferecer, os produtos wearable technology ainda podem te auxiliar na sua saúde.
Você sabia que existem peças inteligentes, como o próprio relógio, que controla o nível de água do seu corpo? Muitas vezes, estamos tão entusiasmados com o passeio ou absortos na paisagem que nos esquecemos de fazer uma hidratação correta. Esses produtos orientam no uso de líquido ideal para o seu corpo.
Se o wearable technology é bom para o viajante, imagina para as empresas que trabalham no segmento turístico.
O operador turístico pode mapear o perfil do seu cliente e enviar para eles dicas de como aproveitar melhor o passeio e lugares incomuns para se visitar.
E você já pensou como utilizar o wearable technology no turismo? Conte pra gente o que você achou desse post.