O sonho de consumo de muitos viajantes é poder desfrutar de turismo de luxo: viajar de primeira classe, ficar em hotéis exóticos ou cinco estrelas, comer do bom e do melhor.
Mesmo sendo um nicho de mercado que atrai os olhares de muitos, poucos têm reais condições de viver essa experiência.
Muitas empresas de turismo identificaram uma classe emergente de viajantes jovens e cosmopolitas que gostariam de viajar com luxo (e, muitas vezes, se programam financeiramente por determinado tempo para conseguir esse objetivo). São pessoas comuns, que quase passam despercebidas, mas que têm um nível alto de exigência na contratação de serviços turísticos.
E, vamos combinar: uma das premissas básicas do luxo é, justamente, a altíssima qualidade e geração de valor dos produtos e serviços. Basta ver como as grandes marcas fazem seu atendimento para ver, logo nos primeiros contatos (sites, telefonemas e check-in) o porquê de receberem o selo de turismo luxuoso.
Mas afinal, o que é o turismo de luxo?
Diferentemente das viagens por pacotes, com roteiros e acomodações pré-definidos e parcelamento total em muitas prestações, o turismo de luxo atende a demandas mais personalizadas e exigentes de experiências.
Ele conta com opções diversificadas de destinos, acomodações e passeios, de forma que o viajante pode escolher o que quer fazer – e exatamente pelo que vai pagar, independente de quanto seja: dar a volta ao mundo em um jato particular com historiadores, safáris em savanas fechadas, navegar em cruzeiro com mordomo ou se hospedar em algum castelo são apenas algumas das opções de quem pode sair de casa sem se preocupar com orçamento.
Nem mesmo a crise que o Brasil enfrenta conseguiu abalar o consumo por produtos turísticos de luxo no país, que continua crescendo – mas já apresenta mudanças nos padrões tradicionais.
Uma delas: o “novo luxo” não significa esbanjamento. O viajante até pode ficar em suítes presidenciais e se servir de champanhe no café da manhã, mas já entende que turismo de luxo vai além do glamour e da ostentação. O que importa, mesmo, é a experiência que agrega valor emocional àquilo que se vive – mesmo as coisas mais caras.
Principais tendências do turismo de luxo
Uma pesquisa realizada pela Virtuoso, rede de agências que evidencia viagens à Classe A, identifica cinco tendências para o turismo de luxo.
Cool
Uma das tendências da pesquisa é o fator “cool” dos hotéis. Estão nessa categoria as hospedagens com design único que ofertam experiências dificilmente encontradas em propriedades tradicionais. Destaca-se o fato de terem menos de 100 acomodações, fortalecendo o movimento de hotéis butique. O “cool” possui uma caracterização singular e efeito lifestyle, tanto em hotéis quanto em resorts.
Aventura
Outra tendência do turismo de luxo são os destinos que oferecem aventura, mas, ao mesmo tempo, disponibilizam acomodações de luxo com total mergulho na natureza.
Grandes Centros
Hotéis localizados em grandes centros também são considerados uma forte tendência no mercado de luxo. As instalações oferecem uma imersão cultural, mesmo estando no centro do burburinho social. Um exemplo é o The First Hotel Roma, na capital italiana, que abriga 150 obras de artistas contemporâneos e mestres do século 20.
Acampamentos com Glamour
Acampamentos de luxo são outra tendência. Destacam-se os hotéis que oferecem experiências autênticas em lugares exóticos sem deixar a pompa e circunstância de lado.
Viagens em família
Hotéis que oferecem acomodações e atrações ideais para todos os membros das famílias se destacam entre os turistas. Visto como um nicho já bem estabelecido, as viagens de luxo em família aparecem como aposta segura no anuário do Virtuoso. A edição aponta propriedades como o Nemacolin Woodlands Resort, na Pensilvânia, e o Vila Vita Parc Resort, em Portugal, como opções naturais aos viajantes que buscam luxo acompanhados de pais, filhos e cônjuges.
Outras agências como a Secrets Scapes e a Voyage Privé, também oferecem passeios e experiências únicas em turismo de luxo para clientes classe A.
Interessado em fazer passeios de luxo ou transformar sua empresa ou cidade em um destino dentro desse mercado? Siga esses exemplos e inove na promoção de turismo que pode te render uma clientela fiel e com recursos disponíveis para bancar tudo de bom que você oferece.