Falar que a pandemia prejudicou vários setores da economia é chover no molhado. O impacto do confinamento atingiu quase todo o mercado, sendo o turismo um dos mais afetados.
Entre fechamentos e aberturas das cidades, hotéis, bares, restaurantes, museus e demais atrativos sofreram quedas abruptas de visitação, tirando oportunidades de trabalho e de experiência turística.
Mas tempos difíceis geram mudanças de atitudes e de estratégias – e a vacina tem sido a grande responsável por essa transformação. Além de mais segurança individual, ela traz alívio, esperança e expectativa de recuperação de viagens e pacotes turísticos.
Embora a pandemia ainda não tenha acabado, a vida vai seguindo o “novo normal”, e o setor vê nascer algumas tendências de turismo para 2022.
As principais estão aqui embaixo.
Viagens Bleisure
Acredita-se que a tendência para o próximo ano seja viagens Bleisure, uma mistura de Business (negócios) e leisure (lazer). Espera-se que pessoas que viajam a trabalho estendam sua estadia para aproveitar o destino em benefício próprio.
Dessa forma, é possível programar uma reunião ou outra atividade profissional em outra cidade, estado ou país e já emendar com as férias ou um feriado prolongado.
O “novo” descobrimento do Brasil
O ano de 2022 promete ser o ano das viagens. Afinal, após um longo período sem poder ao menos sair de casa, pegar um avião, ônibus ou carro e buscar um destino para descansar e viver novas experiências, todo mundo quer colocar o pé na estrada.
E os destinos domésticos estarão muito em alta.
Embora as viagens internacionais não estejam descartadas, a expectativa é buscar roteiros dentro do Brasil para desfrutar novos destinos, rotas e vivências. É uma maneira de conhecer melhor o país e perceber que ainda existem destinos pouco explorados dentro do nosso território, que não devem nada a locais de muita procura na Europa, América do Norte e Ásia.
Viagem com amigos e família
Por quase dois anos fomos privados do contato direto com pessoas queridas. Conversas e demonstrações de afeto eram realizadas a distância, apenas com o auxílio da câmera do celular.
Por esse motivo, no próximo ano, a tendência é fazer viagens com amigos e familiares com o objetivo estreitar laços e recuperar o tempo perdido.
Nesse sentido, agências e ambientes turísticos devem estar preparados para receberem grupos maiores com diferentes tipos de atividades, indo desde as viagens mais aventureiras, passando pelos destinos consagrados por esportes radicais, até as mais culturais e calmas.
Quem trabalha com turismo vai ter que caprichar no portfólio no intuito de oferecer opções para todos os gostos.
Turismo de experiência
Mais que uma simples viagem para descansar e conhecer pontos turísticos, a expectativa é que o viajante tenha, a cada nova rota de 2022, uma experiência única e diferente, ganhando uma conexão emocional com o destino.
Isso mostra que locais com pontos turísticos já conhecidos do grande público deixaram de ser prioridade na lista de desejos dos viajantes. Aliás, vale lembrar que muitos destinos sofreram antes da pandemia, e vão sofrer agora, com o overtourism, com muita gente, filas enormes e poucas possibilidades de entretenimento com segurança sanitária.
Com isso em mente, a tendência é a procura por experiência autêntica com viajar para lugares ainda pouco explorados pelo turismo, maior contato com a natureza ou vivências locais específicas, como aprender a cozinhar com os nativos do destino.
Passar mais tempo viajando
Uma das grandes tendências para 2022 é que o turista faça viagens mais longas e duradouras. Isso será possível devido à flexibilidade no trabalho remoto, que possibilita deslocamento entre cidades com mais facilidade.
Com o modelo híbrido, que será o principal mote de trabalho em 2022, o viajante terá oportunidades de passar mais tempo fora. Assim, pode buscar destinos mais distantes, sem deixar de ser produtivo, já que o trabalho pode ser feito de qualquer lugar.
Viajantes mais exigentes
O turista pós-pandemia não se contenta apenas com um serviço de qualidade: ele quer segurança sanitária aonde quer que vá – e está certo. Sua lista de exigências passa a ter, além de espaço para pet friendly, internet rápida e cozinha equipada, distanciamento nas áreas comuns da hospedagem, disponibilização de álcool gel em todas as dependências e equipes que utilizam máscaras por todo o tempo.
Teste de Covid-19
Embora uma boa parcela da população já tenha sido vacinada, a pandemia ainda não acabou e novas variantes podem surgir em espaços muito curtos de tempo, como aconteceu com a ômicron. Então, assim como o viajante estará mais exigente, os gestores de turismo de cada destino também estarão.
Dessa maneira, em 2022, os testes de Covid-19 vão fazer parte da rotina de viagem do turista como item obrigatório, como a carteira de identidade ou o passaporte. É uma tendência que visa garantir o controle da doença e tranquilidade do viajante, que poderá usufruir do passeio em toda a sua plenitude.
O turismo está passando por mudanças significativas que podem impactar agências, operadoras, cidades e todos os setores que vivem desse ramo da economia. Para estar por dentro das inúmeras transformações que estão vindo por aí, acesse o blog Turismo e Inovação e esteja antenado nas novidades!