Se você ainda não conhece o site minasgerais.com.br, não sabe o que está perdendo. Trata-se de uma plataforma inteira dedicada a informações de serviços e atrativos turísticos de Minas Gerais. Além de mostrar as belezas da terra do pão de queijo, o objetivo da página é promover e aumentar o fluxo de visitantes circulando no estado.
Criado por uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Turismo do Estado de Minas Gerais, o site é uma evolução no segmento, contendo vasto material que pode fazer até mesmo um visitante mais distraído se perder nos segredos revelados das serras mineiras.
Recheado de belas fotos e informações valiosas, a ferramenta gera boa impressão logo no primeiro acesso. Bastante organizado, o ambiente virtual leva o visitante a passear pelas variedades culturais e gastronômicas desse estado que acabou de completar 300 anos.
Para compreender porque o site minasgerais.com.br é um case de sucesso para o turismo, é preciso entrar em suas características e descobrir o que faz dele tão especial.
Qualidade do blog
O blog é um recurso interessante que a maioria dos sites adotam. Dessa maneira, é possível abordar temas que tenham a ver com os mais diversos segmentos e gerar um valor informativo a seus visitantes. No caso do turismo, o assunto é vasto.
O portal de Minas Gerais subdivide suas pautas por assunto. Cada bloco representa um tema, como Minas 300 anos, Relatos de Viagem, Fim de Ano, Roteiros, Você Precisa Saber, Dicas e Gosto de Minas. À medida que a necessidade de um novo material vai surgindo, ele é inserido nas categorias disponíveis.
Os textos, muito bem escritos, contam fatos, histórias, curiosidades e compartilham experiências e receitas de uma região que preserva a tradição ao mesmo tempo que inovam a entrega de relatos e experiências no turismo.
Doação de mídias
O site possibilita a doação de mídias por creative commons. O que é isso? Algumas fotos que ilustram o portal pertencem a fotógrafos profissionais que com certeza cobrariam um valor para a cessão da imagem.
Por meio do Creative Commons essa relação muda de figura. Isso porque ele é um tipo de licenciamento que permite que o site use conteúdos de fotos, vídeos e som e outros materiais sem pagar royalties, desde que os créditos sejam atribuídos adequadamente.
No site existe uma página de doações de mídia em que o profissional autoriza a utilização da mídia para compartilhamento. Basta preencher o formulário e enviar as fotos.
Ligação com a rede social
Ter um site intuitivo, cheio de opções para navegar e com alimentação constante de conteúdo é o sonho de toda iniciativa turística, principalmente se ele fizer ligação com a rede social.
Mais que um ambiente para mostrar a vida pessoal, hoje as redes sociais são importantes ferramentas para promoção empresarial e institucional do turismo. O @visiteminasgerais também compactua dessa visão, já que a plataforma permite interação imediata com o público, tornando o minasgerais.com.br mais acessível.
Nesse sentido, quanto mais os visitantes das redes compartilharem as imagens no feed de notícias, mais pessoas irão tomar conhecimento e, eventualmente, passar a seguir a página. Os conteúdos postados não só informam, mas também geram curiosidade e desejo de vir fazer passeios em terra mineira.
Banco de dados
As informações do site são alimentadas por diversas fontes tais como municípios, Instâncias de Governança Regionais, setor privado e pela própria SECULT. As informações inseridas passam por uma análise da equipe técnica da SECULT, aprovando-as ou não, para que o site possa estar com as melhores informações e textos para os turistas.
Além disso, muitas informações cadastradas não aparecem diretamente no site, mas ficam disponíveis em um grande banco de dados no qual os gestores públicos e privados podem gerar relatórios, tais como saber o número de atrativos no município ou região, número de quartos ou leitos, dentre outros, facilitando assim a gestão turística em Minas Gerais.
Mapa de visualização
Esse é mais um recurso relevante do site. Em um primeiro momento o mapa pode parecer comum, desses que você busca no Google para localizar endereços. Mas logo o visitante percebe um diferencial: por meio de um filtro, o visitante escolhe o destino desejado e tem a possibilidade de visualizar os atrativos daquela cidade.
Essa é uma forma diferente de explorar as cidades mineiras e conhecer o que cada uma tem a oferecer, aproveitando para montar o roteiro da próxima viagem.
Minas 360º
Se você quiser conhecer um pouco mais o destino e o que ele pode proporcionar, o tour virtual do Minas 360º é capaz de promover um verdadeiro mergulho na cidade. Esse recurso possibilita uma visão geral e também detalhada do local a ser visitado.
Ao entrar na plataforma, o turista tem um uma vista espacial de toda a cidade, mas aos poucos percebe que alguns atrativos mudam de cor ao passar o mouse. Essa é uma das partes inovadoras do site, pois o tour sai do geral e passa para o detalhe, explicando em áudio o significado de cada ponto destacado. Outra opção é utilizar o menu de atrativos do lado direito e se guiar pelas setas amarelas em cada espaço virtual que entrar.
A inovação do turismo também está na maneira como as atrações são apresentadas, despertando a atenção e a curiosidade do visitante.
Você já entrou no site minasgerais.com.br? O que achou? Conhece algum outro com características semelhantes? Deixe aqui seus comentários!