Se você ama viajar e curtir cenários de tirar o fôlego, mas está cansado de observar os lugares sempre sob a mesma ótica, está na hora de mudar sua estratégia e buscar um outro olhar para apreciar os atrativos turísticos. Que tal a prática de balonismo para ganhar essa nova perspectiva?
Viajar é muito bom epode ficar ainda mais marcante quando feito em um balão. E essa demanda tem crescido bastante entre viajantes que desejam experiências diferenciadas em seus passeios.
O mais interessante é que a prática de balonismo quase sempre é associada a locais no exterior, como a Capadócia. No entanto, existem muitos lugares no Brasil que já investem nesse ramo e são apropriados para o passeio de balão.
O que define o balonismo?
Balonismo é um esporte aéreo praticado com balões de ar quente, permitindo que se contemple um panorama de 360º direcionado pelo vento. Embora as competições esportivas sejam frequentes, o turismo ganhou muito com esse veículo de mobilidade, levando pessoas a desfrutarem e conhecerem os mais variados destinos turísticos.
Para tornar a sua programação de férias pós-pandemia ainda mais intensa, confira quatro locais para a prática de balonismo que você deve conhecer:
Capadócia – Turquia
É quase impossível falar de balonismo e não pensar na Capadócia. Na verdade, essa prática chega a ser cartão postal da cidade, oferecendo ao turista uma vista incrível de paisagens montanhosas dentro do Parque Nacional de Goreme.
Enquanto o balão é empurrado pelo vento, é possível observar as formações rochosas, que são típicas da região, animais selvagens, morros, cidades e casas, além do magnífico nascer do sol, bem do alto de um balão.
E, sim, lá existem muitos balões voando ao mesmo tempo e alguns cestos podem levar até 36 passageiros por voo.
Albuquerque – Estados Unidos
Albuquerque, no Novo México, é palco do Festival Internacional de Balonismo, o mais famoso do mundo em balões, realizado anualmente em outubro. O festival reúne balões ornamentados nos mais diversos estilos: personagens infantis, animais, caleidoscópios, desenhos da Disney e tudo o que a imaginação mandar.
Mas a cidade oferece outros atrativos, como restaurantes, atrações populares, o centro histórico, museu de história natural e Centro Cultural do Povo Indígena. Situada a cerca de 1.632m acima do nível do mar, Albuquerque possui paisagens naturais maravilhosas e clima seco bem agradável.
Boituva – São Paulo
Não é preciso ir tão longe para usufruir de um passeio de balão. Boituva, no interior de São Paulo, é o destino mais conhecido quando se fala em balonismo, podendo ter mais de 50 balões no mesmo dia.
Os voos são realizados bem cedo, logo ao nascer do sol, no Aeroporto de Paraquedismo de Boituva, que fica a 122km de distância da capital, São Paulo. Na aventura, o viajante pode apreciar as belas paisagens de serras, campos, rios e cachoeiras.
São Lourenço – Minas Gerais
São Lourenço é uma pequena cidade turística do estado de Minas Gerais, bastante conhecida por fazer parte do Circuito das Águas. Além de se banhar nas águas medicinais, o destino é bastante conhecido pela prática de balonismo.
Voar de balão em São Lourenço é uma emoção atrás da outra. Lá do alto o visitante desfruta da vista das serras de Minas Gerais, estâncias hidrominerais e a cidade de uma forma geral.
O mais bacana é que, após o passeio de balão, o turista ainda tem muita diferente coisa para fazer. São Lourenço oferece passeio de teleférico, visita ao parque das águas e passeio de Maria Fumaça.
Dicas para quem quer fazer passeio de balão
Se o seu sonho é praticar o balonismo, listamos algumas dicas para que você possa aproveitar o passeio, apreciar as paisagens e fazer com que essa atividade seja algo inesquecível na sua vida.
Vamos lá:
- Após escolher o local para praticar balonismo, faça o agendamento com antecedência nas diversas empresas na cidade que oferecem esse serviço;
- A escolha da roupa é um ponto importante, pois ela vai proporcionar conforto durante todo o período do passeio. O recomendável é utilizar algo confortável e semelhante a que se usa para fazer caminhada;
- Pesquise as condições meteorológicas previstas para o dia, para saber se precisa ir mais ou menos agasalhado.
- Levar um casaco pode ser uma boa ideia, dependendo da época do ano e o horário do voo;
- Dê preferências à calça comprida, já que ela protege as pernas de galhos e irregularidades do terreno no momento do pouso;
- Importante levar óculos de sol para se proteger do vento e da claridade, assim como chapéu e bonés na proteção do frio e do calor;
- Leve uma mochila pequena com água e um lanche leve.
Você já praticou balonismo, no Brasil ou no exterior? Como foi a experiência? Conte aqui nos comentários.