A pandemia vem causando uma série de transtornos na vida de todo mundo. Ficar em casa, por mais que seja necessário, já está cansativo, e ninguém mais aguenta adiar projetos de viagem. Aliás, o que muita gente quer é arrumar as malas e partir para algum destino que não seja a própria cidade.
Se você não vê a hora de sair do confinamento e explorar novos horizontes, é bom se preparar. Afinal, com as vacinas, a nossa esperança é que a vida caminhe normalmente em um futuro próximo.
Embora fazer turismo ainda não seja permitido, nada te impede de planejar sua próxima viagem. Que tal começar pela escolha do destino? Para te ajudar, selecionamos 10 lugares para visitar pós-pandemia!
Uruguai
Por estar muito perto do Brasil, muitas vezes deixamos esse destino para depois. Então, se o Uruguai não faz parte ainda de lugares a serem visitados, talvez seja melhor repensar suas estratégias de turismo.
O país oferece entretenimento para todos os gostos e público: vinícolas, praias, fontes termais, monumentos históricos e boa comida. A paisagem uruguaia é linda, o povo acolhedor e o clima, bem agradável, permite longos passeios a pé.
As cidades mais visitadas são Montevidéu, Punta del Este e Colônia del Sacramento, mas dá para fugir do óbvio e encontrar lugares encantadores como San Javier, Punta del Diablo e Parque Nacional de Santa Teresa.
Ilha de Páscoa – Chile
Conhecer a Ilha de Páscoa é o sonho de muita gente – e pode ser seu próximo destino no pós-pandemia.
Situada em território chileno, a ilha, também conhecida como Rapa Nui, é famosa por seus sítios arqueológicos, incluindo 900 estátuas chamadas moais, que foram criadas pelos habitantes da região entre os séculos XIII e XVI.
Marrocos
O desejo de conhecer um lugar um pouco mais exótico pode ser a opção para quem tem condições de atravessar o continente. O Marrocos, localizado no norte da África, é um lugar impactante que oferece aos visitantes paisagens lindíssimas, desertos, praias, centros urbanos, cores vibrantes e culinária de dar água na boca.
Além de todas essas diversidades, o país desenvolve iniciativas sustentáveis que incentivam estabelecimentos turísticos, como os hotéis, a atender os turistas de forma responsável, garantindo a preservação das reservas e parques naturais.
Jalapão – Tocantins
Com cenários de tirar o fôlego, o Jalapão é um daqueles lugares em que você chega para curtir a natureza e relaxar. Nessa unidade de conservação, localizada no Tocantins, é possível contemplar a paisagem do cerrado com dunas douradas, formações rochosas diferenciadas, rios, cachoeiras e um belo nascer do sol.
Paraty – Rio de Janeiro
Paraty é uma cidade que agrada a todo mundo que passa por lá. O lugar é perfeito, pois o pequeno município é rodeado por montanhas e mar, sendo considerado pela UNESCO o conjunto colonial brasileiro mais harmonioso de todos.
Para quem busca renovar as energias pós-pandemia, a cidade oferece edifícios do século XVII e XVIII, casarões coloniais com portas coloridas, lojas de artesanatos, pousadas, restaurantes e ruas de pedra.
Lençóis – Bahia
Para quem procura um destino mais tranquilo e acolhedor, Lençóis é o lugar certo. Com vista para o Parque Nacional da Chapada Diamantina, a região proporciona cachoeiras, trilhas com cenários espetaculares, grutas e muitos outros passeios.
Além de ser presenteada pela natureza, a cidade conta com uma ótima infraestrutura para receber os turistas, contando com hotéis, restaurantes e acesso facilitado a transportes.
Maraú – Bahia
Você já ouviu falar em Maraú? Considerada a Shangri-lá da Bahia, a península fica ao norte de Itacaré e conta com praias desertas, piscinas naturais, mangue e coqueirais. Desfrutar de toda essa beleza e quietude requer aventuras, afinal, o acesso ao lugar é difícil, mas vale muito a pena.
O ideal é deixar o carro na cidade de Camamu e atravessar o Rio Acaraí de lancha ou barcos que saem do porto para Barra Grande, principal base de hospedagem para quem visita Maraú.
Ouro Preto – Minas Gerais
Passear pelas ruas históricas de Ouro Preto é respirar a história de Minas Gerais. A cidade exala cultura e conhecimento através de suas ladeiras e casas do século XVIII.
Além das inúmeras igrejas do estilo barroco, praças, fontes e museus, a atmosfera de Ouro Preto, que fica entre as montanhas, é diferenciada, levando o turista a buscar mais que um passeio, mas vivenciar, de certa forma, os relatos contados nos livros.
Serra Gaúcha
A Serra Gaúcha é um pedacinho da Europa no Brasil: um lugar com paisagens incríveis e cultura rica, herdada dos imigrantes italianos e alemães. A região oferece entretenimento para todas as idades, como passeio de trem, café colonial e muitos pontos turísticos.
Por ser uma região mais fria, o chocolate quente é o carro chefe da cidade. Basta entrar em uma cafeteria ou bistrô e pedir o seu, apreciando sem pressa esse sabor que agrada o paladar de quase todos os brasileiros.
A título de curiosidade, em Gramado estão as melhores fábricas de chocolates artesanais do país. Então, prepare-se para essas delícias.
Capitólio – Minas Gerais
Minas não tem mar, mas tem as águas da cidade de Capitólio para quem busca relaxar ou curtir com os amigos. O lugar é repleto de cachoeiras e rodeado pelo Lago de Furnas, oferecendo passeios de lancha, bares flutuantes, trilhas, circuito gastronômico e festas.
Independente do seu perfil turístico, a viagem a Capitólio vale muito a pena. Além da região ser linda, o ambiente recarrega as energias de qualquer pessoa, principalmente no pós-pandemia.
E aí, já fez a lista das cidades que vai visitar pós-pandemia? Ela bate com a nossa? Deixe aqui nos comentários.