A terceirização pode ser utilizada na busca de benefícios para empresas de todos os segmentos. Negócios de tecnologia, administração, marketing e gestão podem terceirizar os serviços. É claro que não seria diferente com o turismo!
Apesar da possibilidade, fica a dúvida: será que a terceirização para serviços turísticos vale a pena? Antes de realizar alguma ação nesse sentido, vale a planejar atentamente os objetivos do negócio e entender como a terceirização pode ajudar.
O que é terceirização?
A terceirização de serviços consiste em delegar serviços e tarefas para uma empresa especializada na área.
Mais do que apenas apagar incêndios, a terceirização pode ajudar com o desenvolvimento estratégico do negócio, melhorando a qualidade dos serviços prestados e colaborando para o aumento da satisfação do consumidor.
Terceirização em turismo
A terceirização em turismo oferece algumas vantagens claras para a empresa. Por exemplo, nos serviços, pode aumentar a capacidade de atendimento do negócio sem que para isso seja necessário duplicar a equipe.
A terceirização também pode trabalhar em pacotes turísticos, reservas de passagens e hotéis e até no pós-venda, diminuindo a burocracia para o viajante.
Outros serviços que podem ser terceirizados em turismo são os setores de limpeza, segurança, rouparia, portaria, além de segmentos focados em fornecer alimentação e bebida para os hóspedes.
Algumas situações temporárias também podem trazer a necessidade da terceirização. É o caso de funcionários contratados que precisam se afastar temporariamente, ou momentos de alta demanda como na alta estação.
As possibilidades são muitas, mas será que vale a pena? Antes de decidir fechar a terceirização dos serviços turísticos, é preciso analisar cuidadosamente as vantagens e as desvantagens do processo.
Vantagens da terceirização em turismo
Terceirizar serviços turísticos tem, como uma de suas principais vantagens, a redução dos custos.
Momentos de alta demanda exigem uma equipe completa e treinada. O custo de contratar profissionais especializados e ainda treiná-los é alto, e gasta tempo. Por isso, a terceirização acaba diminuindo custos.
Outra vantagem importante é o foco em crescimento e desenvolvimento estratégico do negócio. Se você fica sempre correndo atrás de gargalos empresariais e apagando incêndios, sobra pouco tempo para melhorar a empresa.
Com as tarefas terceirizadas, você consegue ter mais tranquilidade para focar no que importa. Além disso, consegue supervisionar o trabalho da terceirização de perto, baseado em acordos e no SLA (Service Level Agreement).
Afinal, terceirizar vale a pena?
A resposta é: depende! Depende do estágio em que sua empresa se encontra, das necessidades dela, e, claro, dos serviços oferecidos e da qualidade da empresa contratada.
Antes de fechar negócio, avalie:
- quais serviços são oferecidos?
- como é a experiência no mercado da empresa?
- o contrato está claro?
- o preço está razoável? o custo benefício é interessante?
Além disso, entenda quais são as suas necessidades e quais são os principais objetivos para os próximos meses. A terceirização pode atuar nessas metas?
Outro aspecto muito importante a ser analisado é o nível de alinhamento entre as duas empresas. Para que tudo saia como esperado e os clientes se beneficiem de uma melhor experiência, a empresa contratada deve trabalhar sob as políticas empresariais do seu negócio.
Em geral, terceirizar vale a pena quando a empresa precisa de dar um salto em escalabilidade e estratégia, mas não pode contar com os custos de aumentar a equipe.
Mas é claro, tudo isso precisa ser analisado com calma. É o conjunto de planejamento, qualidade dos serviços e inovações que trarão bons resultados.
Para saber mais sobre inovações em turismo e dicas sobre mercado, continue acompanhando o blog da Turismo e Inovação!