Foi-se o tempo em que as pessoas deixavam de viajar porque não falavam a língua do local visitado… se é que isso já aconteceu de verdade – ou, pelo menos, o suficiente para virar estatística.
Desde sempre as pessoas querem conhecer coisas novas e muita gente não se importa em não entender nada em um cardápio, por exemplo. Contudo, é sempre bom ter certo conhecimento do que acontece nos destinos que escolhemos. Imagine pedir um prato só pela foto e não saber que ele tem um ingrediente que pode dar alergia. Essa é uma das coisas mais básicas, e que pode arruinar uma viagem.
A solução então seria fazer um curso rápido da língua do país visitado? Dependendo do tempo em que o turista fique por lá, isso é pouco prático. Não faz muito sentido passar cinco meses estudando alemão se a pessoa só vai ficar por lá cinco dias.
A boa notícia é que ficou bem prático não passar mais aperto com a língua que a gente desconhece: dezenas de aplicativos de tradução instantânea podem ajudar turistas a ganhar mais independência no mundo, além de fazer com que os comerciantes locais também consigam se comunicar melhor na hora das vendas.
Veja abaixo três exemplos de apps que estão mudando a experiência das pessoas em relação às línguas estrangeiras.
#1 Google Tradutor
Se antes o programa de tradução do Google era um tanto quanto duvidoso, traduzindo palavras ou frases que não tinham muita lógica, hoje ele até virou app – e está mais turbinado do que nunca.
Atualmente, é possível usar o Google Tradutor tanto para checar uma ou outra palavra que você esqueceu quanto para te salvar nos momentos de maior aperto. Para usar o exemplo do restaurante, é só abrir o app, apontar a tela do celular para o cardápio e ter todo ele traduzido automaticamente para a língua do turista.
O programa é completamente gratuito e funciona tanto em iOS quanto Android.
#2 Tradutor de Viagem
Nada como ter boa parte das linguagens do mundo ao alcance de suas mãos. É isso o que faz o Tradutor de Viagem: disponibiliza palavras e frases do português para 32 línguas diferentes.
O maior diferencial desse app é a facilidade de busca da tradução, que pode ocorrer pelo contexto (comida, hotel, câmbio, diversão), dificultando erros de aplicação da tradução fora de contexto.
Além disso, o Tradutor de Viagem também tem ilustrações e áudios, fazendo com que o turista consiga entender rapidamente o que está sendo traduzido – ou sua pronúncia.
App também disponível tanto para Android quanto para iOS.
#3 Lexifone
Diferente dos dois anteriores, o Lexifone consegue fazer com que sua frase dita em áudio vire um segundo áudio, na língua do destino, para que a outra pessoa entenda absolutamente tudo da conversa. Dá para usar, inclusive, para ligações telefônicas em tempo real.
Através da voz, o app permite a ligação para mais de 200 países e traduz frases e palavras em 16 idiomas, incluindo russo e mandarim. Disponível apenas para Android, o app tem planos pagos, tanto individuais quanto empresariais.
Ainda não fez uso desses aplicativos, seja como turista ou como empresa? A dica é: baixe (principalmente as opções gratuitas), use em contexto real e conte o que achou. Quem sabe você não descobre por aí mais aplicativos interessantes com o mesmo propósito?