Viajar é, para muitos, uma forma de conhecer novas culturas, novas pessoas e novos sabores. A street food é uma forma de conhecer a cultura local e de posicionar destinos emergentes em amplo crescimento sustentável.
O turismo gastronômico é composto por atividades que proporcionam aos viajantes experiências diversas de apreciação de comidas e bebidas, de forma a valorizar a história, cultura e o meio ambiente de cada região.
A comida de rua, ou street food, é uma forma de conhecer a fundo novos locais, valorizando a cultura e pequenos produtores. Também é uma maneira de viajar de forma autêntica, visando o desenvolvimento sustentável do local.
Street food ao redor do mundo
Passeios gastronômicos ao redor do mundo permitem conhecer intensamente um local por preços acessíveis e experiências autênticas. Conheça alguns:
#1. Bangkok, Tailândia
A comida de rua na Tailândia é uma experiência e tanto. Em Bangkok, street food é um estilo de vida, e é possível experimentar pratos locais por preços modestos. A comida do local agrada tanto a vegetarianos quanto a onívoros!
#2. Tel Aviv, Israel
A comida de rua em Israel é um prato cheio para vegetarianos. Entre falafel, sabich, pitas e doces, a street food em Tel Aviv oferece alta qualidade por preços baixos.
#3. Paris, França
Paris não oferece apenas restaurantes finos e preços altos. Nas ruas da cidade, os turistas podem experimentar tradições culinárias investindo pouco. Conheça as tradicionais baguetes, crepes e croissants.
#4. Porto, Portugal
Portugal é conhecido mundialmente por sua culinária. Em Porto, os turistas podem fazer tours gastronômicos com a Taste Porto, que valoriza a cultura local e permite que os viajantes conheçam locais de insiders.
#5. Nápoles, Itália
A culinária italiana é popular, e a gastronomia faz parte da cultura da Itália. Em Nápoles, tours como o Culinary Backstreets leva os turistas a conhecer os principais pratos típicos da cidade e apreciar a história dos mais tradicionais cozinheiros da cidade.
Reserve aqui.
Street food e inovação em turismo gastronômico
A comida de rua existe desde a Idade Média, quando as cruzadas abriram o mercado entre a Ásia e a Europa. A street food no século XI foi responsável por ajudar a difundir os pratos típicos de cada região do mundo e promover a cultura.
A mistura de ingredientes e pratos trouxe novas opções gastronômicas e fomentou as experiências culinárias. Hoje, diversos lugares do mundo são conhecidos por seus pratos típicos, atraindo milhares de turistas.
Mas a street food pode fazer mais do que apenas trazer novas opções gastronômicas. Alguns estudos abordam o fenômeno da comida de rua como possível responsável para o desenvolvimento de estratégias para incentivar o turismo em destinos emergentes e combater a ‘fobia do turismo’.
Também se estuda sobre como a qualidade da comida de rua e condições sanitárias do local podem afetar a imagem turística do local, a satisfação do viajante e a experiência do consumidor.
Descobertas como essas abrem caminho para estratégias turísticas para organizadores de turismo, empresas alimentícias e governos, que podem se valer da street food para inovar no mercado turístico e valorizar o que cada região tem de melhor.
Inovações em turismo de street food
Algumas empresas e organizações já têm se inspirado na comida de rua para promover experiências inovadoras aos turistas. É o caso, por exemplo, da Food’n Road, plataforma de viagem e gastronomia que promove o turismo gastronômico como ferramenta de conexão e de desenvolvimento local.
A plataforma promove experiências gastronômicas ao redor do mundo, organiza viagens personalizadas com destino a locais famosos pela street food e ensina receitas locais para quem quer descobrir o mundo por meio de receitas gastronômicas.
Em tempos de pandemia, em que não é possível conhecer novos locais, o Airbnb oferece também o “Experiências Airbnb”. É possível filtrar por “Gastronomia” e escolher atividades online com anfitriões locais que promovem a street food, seja ensinando a cozinhar os pratos mais famosos ou explorando cidades específicas.
A street food é ferramenta de possível inovação no turismo gastronômico e pode ser uma ferramenta de transformação local. Para aprender mais, continue lendo o blog da Turismo e Inovação!