Toda viagem é importante, deixa lembranças e costuma trazer um sentimento nostálgico. Algumas são até mais impactantes, marcando a vida e a memória do turista para a vida toda.
Os refúgios para ver a aurora boreal se encaixam perfeitamente nessa descrição: são lugares com uma mistura de baixas temperaturas, cores e luzes, dignas de um grande espetáculo. Exclusivo, aliás, já que o fenômeno só pode ser visto em determinados pontos da Terra.
Os encantos da aurora boreal
Observar o brilho da aurora boreal está na lista de desejos de muitos viajantes, principalmente dos mais ligados à natureza. Também conhecido como luzes do norte, esse é um evento muito bonito, caracterizado pela manifestação da natureza nas regiões polares.
O acontecimento óptico é composto de um brilho observado no céu no período noturno, sendo sua ocorrência associada aos ventos solares e ao campo magnético da Terra. E o resultado é uma explosão de luzes brilhantes intensas, com feixes verdes, vermelhos e, algumas vezes, tons de roxo que deixam a noite mais bonita e encantam todos os visitantes.
O fenômeno da aurora boreal é um espetáculo e tanto quando visto a olho nu. Para isso, o viajante precisa estar preparado para o frio, pois os lugares onde esse evento acontece são extremamente gelados.
Separamos para você 5 refúgios inovadores para apreciar a aurora boreal da melhor forma possível, principalmente nos meses de fevereiro, março, abril, setembro e outubro. Ou seja, planeje-se com antecedência para curtir o espetáculo em sua máxima potencialidade.
Suécia
A Suécia é um destino super desejado pelos turistas e que abrange muito mais que sua capital, Estocolmo. O país, que também é terra dos vikings, tem muita história e lugares interessantes para visitar.
E não dá para ir à Suécia sem visitar Kiruna, cidade ao norte do país. Lá é possível sair de carro à noite para observar a aurora boreal e curtir outros atrativos incomuns, como passear de trenó, ver as renas bem de perto e visitar o Ice Hotel, conhecido como o iglu mais caro do mundo.
O Ice Hotel é todo construído com blocos de gelo – e a diária em um dos seus quartos gelados (-7ºC) sai por volta de 1.500 reais para o casal. Se esse for o seu sonho, vale a pena pela experiência, já que é de fato um iglu, com tudo feito de gelo: lustres, copos, degraus, poltronas, decoração… até a igreja do hotel é gelada.
Somente os sacos térmicos para dormir são normais.
Finlândia
Reza a lenda que o Papai Noel mora no extremo norte, em uma montanha cheia de neve, situada na região da Lapônia, na Finlândia. Cercada de histórias incríveis, a localidade desfruta de uma realidade desejada por muitos: a aurora boreal.
São nas noites longas do inverno finlandês que o fenômeno acontece. E, por ser um período em que o céu costuma ficar mais limpo, o espetáculo pode ser visto facilmente de muitos pontos do país.
Como a região é extremamente fria, o ideal é observar a aurora boreal no conforto de uma cama bem quente preparada em um iglu de vidro, especialmente criado para a contemplação desse fenômeno.
Groenlândia
Um dos destinos mais remotos do mundo fica no Ártico. A Groenlândia é a maior ilha do planeta, com mais de 80% do seu território coberto por gelo. Talvez por essas características, sua densidade demográfica é muito pequena – cerca de 0,14 pessoas por km².
O interessante desse lugar é que uma parte da Groenlândia está posicionada dentro da zona da aurora boreal. Por isso, mais ao sul da ilha, é possível ver o fenômeno das luzes e atrações como a geleira Qaleraliq, que possui pequenos icebergs flutuantes, mesmo no verão.
Se você quer se desconectar do mundo, encontrou o destino certo. O país insular é muito tranquilo e não é alvo de muitos turistas – ainda. A peculiaridade da Groenlândia é que lá não existem estradas, fazendo do avião e do barco os principais meios de transporte da região.
Noruega
A Noruega é um país escandinavo que contém um pouco de tudo: montanhas, geleiras, fiordes litorâneos (vales rochosos inundados pelo mar), vilas de pescadores com cores vibrantes, natureza imponente e cidades repletas de áreas verdes e museus.
Por lá, a aurora boreal reina absoluta. O espetáculo de luzes pode ser visto com clareza na cidade de Tromso, a maior área urbana do norte do país. Quem buscar o show da natureza na Noruega ainda encontra outros atrativos, como o tour para observar as baleias, atividades de inverno esportivas e de lazer e as noites polares, um fenômeno em que a região fica sem ver o sol por dois meses, já que de novembro a janeiro fica abaixo do horizonte.
Islândia
A Islândia é definitivamente um destino que vale a pena ser visitado. Lá o turista vai encontrar lindas cachoeiras, geleiras, lagos de icebergs, paisagens vulcânicas e fontes termais geotérmicas.
Mas, sem dúvida, os olhos estão voltados para o céu em busca desse fenômeno que encanta muitos viajantes. E a Islândia é um dos lugares mais propícios para a aparição da aurora boreal. Graças à sua localização geográfica, o turista não precisa fazer grandes deslocamentos: da própria capital, Reiquiavique, é possível observar as luzes, mesmo do centro da cidade.
O melhor período para ver o espetáculo da aurora boreal é entre setembro e março, mas os meses podem variar de acordo com o local escolhido. Por isso, antes de viajar, faça um planejamento minucioso e pesquise ao máximo sobre o país a ser visitado.
E, claro, não deixe de passar aqui e contar pra gente como foi sua experiência ao observar a aurora boreal!