O turismo voluntário, também chamado de volunturismo, é uma modalidade de turismo em que os viajantes não buscam apenas viajar. O objetivo é oferecer trabalho voluntário em locais diferentes do que se está acostumado.
O viajante pode escolher a maneira como deseja retribuir, além de buscar organizações e instituições que mais combinam com a sua personalidade. O turismo voluntário oferece, para muitos, uma chance de aliar viagens com propósito.
Hoje em dia, já existem diversas plataformas especializadas em turismo voluntário, que conectam viajantes e instituições de caridade. Na pandemia, entretanto, surgem dúvidas sobre o turismo voluntário.
Pandemia abre oportunidades para o voluntariado
A pandemia de Covid-19, iniciada em 2020, intensificou as desigualdades sociais e expôs a vulnerabilidade de muitos grupos e pessoas.
Além da crise econômica e sanitária, o isolamento como medida de combate ao Covid-19 prejudicou o andamento de muitas atividades voluntárias – inclusive o volunturismo.
Com o desenvolvimento das vacinas, a luz no fim do túnel começa a aparecer. Isso não significa, porém, que as medidas de segurança devem ser abandonadas. O turismo voluntário na pandemia é sim, possível, mas com adaptações.
Tipos de turismo voluntário
Há opções de turismo voluntário para todos os gostos. As causas podem estar relacionadas ao meio ambiente, à educação, saúde e causas de proteção a grupos marginalizados e vulneráveis.
Alguns dos tipos de turismo voluntário disponíveis são o suporte para comunidades (o viajante pode ajudar a construir escolas, casas e outros tipos de infraestrutura), ensino (de línguas, de leitura, de habilidades manuais), cuidados infantis, assistência médica e preservação ambiental.
Dicas para quem quer realizar turismo voluntário na pandemia
Fazer o bem, conhecer novos lugares, viajar com propósito e trocar experiências. Seja qual for a sua motivação, o turismo voluntário é uma excelente chance de ter experiências autênticas e diversas.
Além de tudo, o turismo voluntário colabora para o desenvolvimento local e fortalece ações de colaboração individual frente às desigualdades do mundo.
Por isso, para instituições que precisam de ajuda, buscar voluntários é também uma boa opção para reforçar os projetos desenvolvidos nesse momento. Mas não dá para descuidar dos cuidados com a pandemia.
#1. Busque por instituições sérias
Antes de dedicar-se ao volunturismo, a primeira dica é assegurar-se de que a instituição ou organização escolhida realiza um trabalho sério e de que as atividades desempenhadas no voluntariado de fato vão trazer benefícios para a comunidade.
A responsabilidade, nesse momento, tem que ser dobrada. Pense antes de escolher a instituição e certifique-se de que o trabalho desempenhado não visa o lucro, e sim, a caridade.
#2. Avalie as recomendações sanitárias do local
Entender o que a instituição exige em termos de cuidados sanitários pode facilitar a compreensão dos cuidados que você deve tomar no local.
Como é a circulação de pessoas no ambiente? O uso de máscara é exigido em todos os locais? Há contato com pessoas de grupos de risco para a Covid-19? Ter a resposta para essa e outras perguntas facilita a segurança do turismo.
#3. Cuide-se
Por respeito aos outros, antes de viajar, reforce a segurança de seus cuidados. Não viaje caso apresente sintomas, e, se possível, se mantenha em quarentena antes de iniciar os trabalhos.
#4. Prefira estadias de longo prazo
Essa dica vale tanto para viajantes quanto hóspedes. Prefira estadias de longo prazo, o que diminui a rotatividade de indivíduos no local.
Além disso, considere combinar o anywhere office com o turismo voluntário nesse momento. Estadias mais longas permitem que você conheça profundamente os locais, faça vínculos mais profundos e ainda aumenta a segurança da prática!
É possível, sim, realizar turismo voluntário na pandemia. As adaptações necessárias podem ser oportunidades para instituições e viajantes continuarem viajando e oferecendo ajuda para quem precisa neste momento de crise. Continue lendo o blog da Turismo e Inovação para saber mais!