O mercado do turismo no Brasil oferece milhares de destinos apaixonantes para quem ama fazer a mala e partir para desbravar novos caminhos. Cada estado brasileiro presenteia o turista com diversidade cultural, ambiental, gastronômica, arquitetônica e outras particularidades únicas.
Para ganhar o coração dessas pessoas, os envolvidos nesse setor estão usando a criatividade com o objetivo de competir e se destacar em meio a tanta diversidade. A inovação é apresentada através de serviços, como câmeras panorâmicas para os hóspedes registrarem cada etapa do passeio, e também com o auxílio da tecnologia, através de aplicativos que oferecem ajuda através do uso do smartphone.
Mas nem sempre inovação no turismo está relacionado a tecnologia. Existem experiências que oferecem justamente o contrário, e o bom empreendedor deve ficar atento para entender e visualizar uma tendência que vai agradar seu público. Alguns exemplos mostram isso.
Minas Gerais abriga o maior museu a céu aberto do Mundo. No Instituto Inhotim, em Brumadinho, o visitante vai vivenciar a integração de arte contemporânea e natureza num mesmo ambiente.
É possível ir ao Rio Grande do Sul e fugir dos tradicionais passeios às fábricas de chocolate, se esse for o seu desejo, e fazer um programa que envolva fauna, cultura e história.
Aliando responsabilidade social, meio ambiente e diversão, no Mato Grosso do Sul a Lobo Guará Adventure encanta seus clientes oferecendo passeios por lugares deslumbrantes, ao mesmo tempo em que estimula a plantação de mudas de árvores durante o percurso.
Para os que querem sair da correria do dia a dia e se desligar por completo da loucura das grandes cidades, um hotel em Campos do Jordão sugere aos hóspedes que deixem de lado a tecnologia e aproveite a estadia completamente offline.
Para quem não vive sem tecnologia
Aos que não conseguem sair de casa sem o smartphone e ficam com a sensação de estarem nus quando o esquecem em casa, existem muitas startups trabalhando para deixar a experiência da viagem mais atrativa.
As opções vão desde um roteiro gastronômico, oferecido pela Brasil Food Safari, de Mato Grosso, até a oferta de marketplace de produtos sustentáveis disponibilizando o turismo de experiência dos locais onde os produtos são produzidos, no Acre, através do site da From Amazonia. Em 2017 o Sebrae promoveu um concurso para empreendedores que atuam na área do turismo.
Existem também os aplicativos que ajudam os turistas a se deslocar pelos destinos escolhidos. Muitos oferecem rotas, lugares a serem conhecidos e eventos que acontecem nas cidades.
Turismo acessível e inclusivo
A preocupação com a inclusão, a responsabilidade social e a sustentabilidade também estão na pauta dos empresários inovadores. Pessoas portadoras de algum tipo de deficiência física encontram hotéis totalmente adaptados para recebê-las.
Alguns locais já oferecem equipamentos de segurança para que cadeirantes possam praticar esportes como cavalgada e tirolesa. No litoral também há praias adaptadas para receber esse público. Em Maceió existe o projeto Praia Acessível que promove atividades esportivas e culturais, proporcionando aos cadeirantes, entre outras práticas, o passeio de jangada para visitar as piscinas naturais.
Muitos são os empreendimentos que se preocupam com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente. No Ceará o Beach Park tem reaproveitado a água utilizada em todo o complexo fazendo a reciclagem de milhões de litros dela.
Também em São Paulo foi criado o aplicativo Guiya Editora, voltado para o público LGBT. Ele oferece roteiros e eventos voltados para esse segmento. Há quatro anos no mercado, está presente em sete capitais do país.
A competição é enorme e quem conseguir usar a criatividade e inovar no setor do turismo com certeza vai conseguir se destacar. O importante é ver a aplicação de capital nessa área como investimento e não despesa. E mesmo a inovação no país sendo vista como um desafio, o desenvolvimento de ações nessa esfera é o que pode garantir concorrência para muitos empresários e empreendedores.
As possibilidades de inovação são numerosas. É possível oferecer serviços, investir em tecnologia ou usar da criatividade para oferecer novas experiências. Qual é a melhor opção para melhorar o seu negócio e atrair novos clientes?