Viajar é um momento único na vida, e pode ser um daqueles que foi idealizado e planejado por anos. É uma forma planejada de aproveitar o tempo livre para fazer atividades interessantes, como andar à toa no calçadão da praia, tomar banho de cachoeira, visitar museus e outros pontos turísticos, passar a tarde em bistrô ou ir a um show típico do destino.
Com o avanço da tecnologia, viajar ficou ainda mais fácil e prazeroso. Afinal, a maioria dos recursos que você precisa para ter as férias dos sonhos cabe na palma da mão.
Hoje em dia os aplicativos resolvem praticamente tudo em uma viagem, desde a compra das passagens e reserva do hotel até descobrimento de rotas mais rápidas, destinos acessíveis, transferência de dinheiro e muito mais.
Embora esses aplicativos sejam uma “mão na roda”, e muitos deles nos salvam de enrascadas em diversas situações, é preciso ter cautela e bom senso ao utilizá-los.
Para evitar os apertos e perigos desnecessários em suas viagens, selecionei 5 cuidados para o uso de aplicativos em destinos desconhecidos.
Atenção ao GPS
O GPS é um dos melhores recursos já criados nos últimos tempos. Aplicativos como Waze, Google Maps e Here We Go oferecem mapas dos trajetos, constroem rotas mais curtas para o passeio, informam a situação do trânsito e a velocidade máxima das rodovias.
No entanto, quando viajamos para lugares desconhecidos é preciso estar atento à questão de segurança de alguns bairros.
É fato que não se pode ignorar a violência das cidades e, por mais que o destino pareça ser tranquilo, é comum ter em todas as cidades locais a se tomar cuidado, já que podem acarretar perigo para o visitante que passa por essa região.
O ideal é se informar, antecipadamente, sobre os pontos críticos da cidade. Assim, quando o GPS criar um trajeto que inclui passar por esses locais, é só utilizar uma rota alternativa e mais segura.
Verifique suas reservas
Os aplicativos de reserva de hospedagens são ótimos e muitos costumam dar descontos para quem utiliza esse recurso em vez de sites ou da reserva direta com o fornecedor.
Embora as plataformas sejam eficientes, falhas técnicas podem acontecer. Por isso, é importante ligar no local da hospedagem e solicitar a confirmação da reserva antes de colocar o pé na estrada. Essa é uma forma de garantir segurança, evitando frustrações no momento do seu check-in e a busca de última hora de acomodação em uma cidade desconhecida.
De olho nos aplicativos de carona
Os aplicativos de carona, como o Bla Bla Car, são excelentes alternativas para quem deseja fazer deslocamentos por um preço menor e ainda contribuir com o meio ambiente. Afinal, quanto menos veículos circularem nas ruas, maior a possibilidade de termos ar puro.
No entanto, sempre existe o risco de encontrar pessoas com intenções duvidosas, como golpistas, que criam perfis falsos apenas para tirar vantagem financeira dos turistas. Assim, verifique a autenticidade do aplicativo, checar os dados dos condutores e a avaliação do motorista dentro da plataforma.
Além disso, não envie para o motorista pix, transferência bancária adiantada ou seus dados pessoais. Siga as recomendações da plataforma escolhida, que geralmente solicita que o pagamento seja efetuado ao condutor no dia da carona.
Sem papo nos carros por aplicativos
Milhões de pessoas no mundo utilizam carros por aplicativos (Uber, 99, InDriver, entre outros) para seus deslocamentos diários. Contudo, para sua segurança, quando estiver em um destino desconhecido, evite ficar falando que você não é da cidade e não conhece a região.
Infelizmente, pessoas má intencionadas existem em todos os lugares, podendo colocar em risco a sua vida. Se você não conhece o local e nem os costumes da cidade, procure dar o mínimo de informação possível e se atenha às mudanças do trajeto pelo celular.
Aplicativos de relacionamento? Só para encontros públicos
Para quem viaja sozinho, os apps de relacionamento, como o Tinder, podem ser uma ótima opção para encontrar pessoas, sair para a balada ou ter encontros casuais.
Por mais que sua intenção seja apenas curtir a companhia, não se pode esperar a mesma coisa da outra pessoa. Sabemos que existem inúmeros casos de golpes e violência envolvendo apps de pegação. Então, todo cuidado é pouco.
Mesmo que, a princípio, o seu par seja super gentil e te convide a ir a um lugar mais reservado, recuse e marque o encontro em um lugar público – uma praça, shopping ou restaurante.
Evite passar muitas informações pessoais, como endereço residencial, e-mail, local em que trabalha e nome completo. Isso vai te ajudar a preservar a sua privacidade até que você conheça um pouco mais a outra pessoa.
E você, teve alguma experiência negativa com algum aplicativo? Compartilhe essa vivência nos comentários. Todos nós temos muito a aprender.
Continue acompanhando a página Turismo e Inovação e fique por dentro das novidades!