Viajar é um momento de renovar as energias e conhecer novas culturas. Essa experiência também é uma ocasião perfeita para desenvolver hobbies e fazer atividades como a fotografia.
Quando vamos conhecer outras cidades, é comum carregarmos dispositivos móveis, como o aparelho celular, para registrar o local. Também podemos fazer a tradicional selfie para eternizar nossa passagem por aquele local.
Com foco diferente dessa experiência, a viagem fotográfica preza pelo registro de pontos do destino de diferentes ângulos e perspectivas. Nessa modalidade, o foco é explorar e desenvolver habilidades com a câmera.
Inclusive, para quem deseja uma experiência mais imersiva na viagem fotográfica, é indicado a companhia de um profissional para guiar todo o processo. Dessa forma, a pessoa poderá ter orientação e receber dicas importantes de um fotógrafo.
Viagem fotográfica: uma experiência por trás das lentes
Se em outros tipos de viagem, a experiência ou a culinária local é valorizada, essa forma de viajar busca capturar a essência do local através da câmera. Mais do que fotos bonitas, o foco é trazer a perspectiva de quem está fotografando o local.
Assim, a viagem fotográfica irá gerar registros diversos e íntimos sobre a vida cotidiana, fauna, flora ou cultura do local que é visitado. Para isso, é importante levar em consideração a narrativa que se deseja contar por meio da fotografia.
Ou seja, é necessário que a pessoa compreenda o que deseja registrar. É preciso decidir se, nesse momento, será apresentado o cotidiano de uma feira gastronômica em uma cidade brasileira, ou se é a paisagem de uma montanha nevada no exterior.
Vale lembrar que nessa modalidade não há um destino ou local específico para isso. É possível explorar cenário de locais no Brasil ou em outros países do mundo. O importante nessa experiência é ter a companhia de um fotógrafo que possa te orientar.
Por meio desse auxílio profissional, a pessoa conseguirá entender como configurar a câmera ou até mesmo ângulos interessantes para explorar. Além disso, o profissional poderá apresentar algumas práticas que irão ajudar nos registros.
Como planejar uma viagem fotográfica?
Antes de tudo, para ter bons cliques nesse tipo de turismo, é importante ter um bom equipamento. Por isso, você precisa de uma máquina fotográfica de qualidade, por isso, é importante investir em um aparelho.
Caso não tenha recurso para adquirir uma máquina, a pessoa pode pegar emprestada ou até mesmo alugar um aparelho. Hoje, existem serviços de aluguel de câmeras fotográficas de outros dispositivos do ramo da fotografia.
Além disso, vale a pena convidar uma pessoa que trabalhe com fotografia para acompanhá-lo na viagem. Após levar em consideração essas duas questões, vamos apresentar algumas dicas para organizar a viagem.
1. Escolha do destino
O primeiro passo ao planejar uma viagem é a escolha do local. Ele será dentro ou fora do Brasil? Cidade, campo ou praia? Essas são algumas dúvidas comuns que podem surgir nesse momento.
Para selecionar o destino, é importante levar em consideração qual será o foco da viagem. Nesse momento, você deseja registar paisagens da natureza ou a cultura de um local? Quer fotografar a fauna ou prefere registrar costumes de um povo?
A partir do momento que você responde essas questões, é possível definir uma lista de destinos possíveis para a viagem. Por exemplo, se deseja registrar uma festa cultural vibrante no continente americano, pode ir até o México na celebração do dia dos mortos.
Depois de escolher o destino, é importante pesquisar paisagens interessantes do local. Assim, você consegue elaborar um roteiro de pontos que precisa visitar e até mesmo definir o horário de ida para conseguir bons registros.
Por exemplo, se deseja registrar o nascer do sol em João Pessoa (PB), primeiro local a amanhecer no continente americano, o horário será um fator importante. Após mapear os pontos da viagem e elaborar o roteiro, vamos ao segundo passo da viagem fotográfica.
2. Não se esqueça de contratar uma assistência de viagem
Sabe aquela história que é melhor prevenir algo do que remediá-lo? Esse ditado popular é válido quando pensamos em viagens. Independente do destino final, você precisa ter um serviço de suporte que possa te ajudar caso aconteça algum imprevisto.
A princípio, quando viajamos podemos acreditar que esse será um gato a mais desnecessário. Entretanto, apenas depois de passar por situações complicadas entendemos a importância de ter um serviço de assistência de viagem.
Com o auxílio, o viajante pode, por exemplo, fazer o seguro contra roubos, furtos e danos a equipamentos, como a câmera fotográfica. Isso porque, esse tipo de aparelho possui um custo alto e, com esse serviço, será possível ser ressarcido de qualquer problema.
Além disso, também é importante investir em cuidados preventivos relacionados ao bem-estar físico. Por isso, vale a pena também investir em um seguro-saúde, principalmente se seu destino é fora do Brasil. Isso
Com essas dicas será possível ter uma viagem fotográfica mais tranquila, com muito aprendizado e bons cliques! Conheça outras novidades no setor do turismo no nosso blog!