Já imaginou viver uma aventura nas alturas? No mundo afora ou aqui no Brasil, é possível unir a adrenalina de ficar nos ares em um mirante de vidro há dezenas e até centenas de metros do chão.
O Sampa Sky é o local mais recente a ter esse tipo de atração no Brasil. A cidade que nunca dorme agora tem uma cabine de vidro há mais de 150 metros de altura. O local, fica no Mirante do Vale, o segundo prédio mais alto da capital paulista.
Projetado pelos engenheiros Waldomiro Zarzur e Aron Kogan, o Mirante do Vale está na região do Vale do Anhangabaú. A novidade fica no 42° andar do local que, por 48 anos foi o maior edifício do país.
No local, os visitantes terão a experiência singular de flutuar pelo céu da cidade. Entretanto, o espaço não é o primeiro mirante de vidro do país.
Outros pontos do planeta unem a experiência de apreciar paisagens em mirantes de vidro. Confira, a seguir, outros quatro locais com plataformas de vidro no Brasil e no mundo.
Adrenalina + paisagens de tirar o fôlego
Além de São Paulo, no sul do país e até do outro lado do globo existem locais com plataformas transparentes feitas de vidro.
Skyglass
No final de 2020, a cidade de Canela, no Rio Grande do Sul, inaugurou o Skyglass. Plataforma de vidro sobre o Vale da Ferradura, o local fica há 360 metros de altura, acima do leito do Rio Caí.
Além da paisagem marcante, a plataforma de vidro brasileira faz história ao ser a primeira construção do gênero na América Latina. Com um investimento de R$ 30 milhões, o mirante é também uma das plataformas de vidro mais extensas do mundo.
Além do Skyglass, o local reserva outra atração para quem gosta de adrenalina. Com o nome de Abusado, o monotrilho possui dez cadeiras suspensas que deslizam sob a plataforma.
Skywalk
Na cidade de Eagle Point, no estado norte-americano de Oregon está o mirante de vidro do Skywalk. A passarela de vidro em formato de ferradura fica no famoso desfiladeiro do Grand Canyon.
Lá de cima, o visitante consegue ter uma vista panorâmica do parque natural formado por camadas de rocha vermelha. Há 1200 metros do chão, a experiência é um destino imperdível para quem deseja apreciar belezas naturais com uma dose de adrenalina.
Inaugurado em março de 2007, o local possui 21 metros de comprimento. De acordo com o site da atração, a estrutura é capaz de suportar o peso de 70 jatos carregados com 747 passageiros.
Columbia Icefield Skywalk
Além dos Estados Unidos, outro país norte-americano com a atração nas alturas é o Canadá. Há mais de 280 metros do chão, no mirante com piso de vidro, o visitante pode apreciar a paisagem do espetacular Vale Sunwapta.
Na beira de um penhasco, no Columbia Icefield Skywalk também é possível ver as geleiras que cobrem as montanhas do local. O local ainda revela uma paisagem com cachoeiras, fósseis e outros detalhes da vida selvagem da região. Saiba mais no site do local.
Huangtengxia Tianmen Skywalk
Com formato de duas raquetes entrelaçadas, o mirante de vidro está localizado em Guangdong, província costeira no sudeste da China. Com 500 metros de altura, a maior passarela tem 368 metros de comprimento.
Além da possibilidade de apreciar a paisagem nas alturas, o local ainda possui um jogo de luzes e uma estrutura de cascata artificial. Os 450 bocais, que ficam embaixo do skywalk chinês, formam uma cascata artificial que equivale a um prédio de 166 andares.
A dança das águas, que acontece a partir da movimentação dos bocais, é acompanhada por um estonteante show de luzes. Durante a noite, a paisagem da província se transforma com o espetáculo que une água de luz ao acionar as 2000 luzes do local.
Confira outras novidades no setor de viagens no blog Turismo e Inovação!