Para quem gosta de viajar, o que não falta é novidade no mercado. E não estamos falando apenas de destinos paradisíacos, mas na forma como esses passeios são conduzidos. Se você é adepto às inovações, se prepare para utilizar a “Netflix de viagens”.
Na era das plataformas digitais, em que se paga um valor mensal de assinatura para desfrutar de vários entretenimentos, como filmes, séries, músicas e notícias, o turismo também encontrou seu lugar. Se você não está entendendo a relação entre as duas coisas, já explico que essa é uma ideia inovadora de uma startup inglesa fundada em 2018, a Be Right Back, ou BRB.
A BRB, também apelidada de a “Netflix de viagens” é uma agência de viagens por assinatura. Nela, o cliente paga um valor mensal e passa a ter direito a três viagens por ano, de três dias e duas pernoites.
Hoje a plataforma funciona com dois tipos de preço, cuja diferença entre eles está no número de pessoas que irão utilizar o serviço. O primeiro, no valor de 49,99 euros, é ideal para quem viaja sozinho, enquanto o plano de 89,99 euros dá direito a um acompanhante nas jornadas anuais.
O pacote de turismo inclui voos ida e volta, acomodação com no mínimo 3 estrelas e reembolso total para as viagens não utilizadas – e o que mais chama atenção nesse programa é o elemento surpresa, já que o usuário só vai conhecer o destino alguns dias antes do embarque.
Como funciona o serviço de viagem por assinatura?
A BRB é a primeira agência de turismo por assinatura do mundo e foi criada para que as pessoas tenham sempre viagens na agenda. Esse é um incentivo para que o assinante tenha novas experiências turísticas periódicas, para lugares que não estariam em sua lista de prioridades.
Após se inscrever no site, o usuário precisa montar um perfil para que a plataforma entenda seus interesses. Cada um informa o objetivo da viagem entre as 8 categorias existentes: cultura, romance, vida noturna, gastronomia, ação, praia, paisagens “instagramáveis” e destinos peculiares.
Em seguida, a pessoa cria uma lista de desejos de destinos que quer conhecer, para evitar ser sugerido a ela um local já visitado. O site também permite que o viajante selecione pelo menos três aeroportos de onde pode voar. Quanto mais opções colocar, maiores são as oportunidades de destinos.
Roteiros oferecidos pela Netflix de viagens
Uma notícia não tão boa é que a BRB oferece passeios apenas dentro da Europa. Quem está sempre voando para as bandas de lá pode achar desfrutar dos serviços da agência, que dispõe de mais de 50 destinos em seu catálogo. Caso já tenha visitado algum dos lugares, é só utilizar os filtros da ferramenta e retirá-los da lista no momento em que estiver montando o perfil.
Como já foi dito, o ápice dessa aventura é o momento surpresa, ou seja, saber para qual cidade o turista vai, sozinho ou com um acompanhante. Essa etapa funciona assim: um mês antes da viagem, a agência envia ao assinante um cartão postal com o destino, juntamente com uma mensagem dos funcionários explicando o motivo de terem escolhido aquele lugar para sua próxima jornada.
Os demais detalhes da viagem são revelados na conta do passageiro, a fim de que ele possa fazer o check-in e começar a se preparar para a aventura.
Ideias como essa trazem uma nova maneira de repensar o turismo, proporcionando comodidade, experiências transformadoras e um caminho para surpreender e fidelizar o cliente.
Você já vivenciou algo parecido com a Netflix de viagens? Deixe aqui nos comentários!