Quando falamos de camping, provavelmente a imagem que surge é de uma pequena barraca instalada na natureza. Se por muito tempo, a proposta dessa prática era mais simplicidade, hoje surge o glamping.
Para quem deseja mais contato com a natureza, a opção de acampar em algum local não é desejada por muitas pessoas. Isso porque, em um acampamento muitas vezes pode não existir uma estrutura básica de banheiro, chuveiro e cama.
Com o mesmo objetivo de proporcionar mais contato com a natureza, o glamping surge com intuito de oferecer mais conforto. Dessa forma, os amantes da natureza podem ter uma estrutura mínima durante a estadia.
Glamping: a comodidade de um hotel em meio a natureza
Se o camping muitas vezes não oferece uma estrutura completa para o viajante, no glamping é possível encontrar instalações semelhantes a de um hotel. Tudo isso com o bônus de conseguir admirar e curtir as paisagens naturais de forma próxima.
Apesar da palavra remeter ao termo glamour, o glamping não significa preços altos. Hoje, é possível encontrar locais paradisíacos com preços diversos.
Além disso, os locais podem ter estilos variados, com opções mais simples e outras mais luxuosas. Assim, é possível planejar a visita aos locais de acordo com o orçamento disponível para viagem.
Dentro e fora do Brasil, encontramos opções de glamping. Nas nossas terras, paisagens estonteantes como a da floresta Amazônica e do Jalapão possuem hospedagens mais próximas à natureza. Confira, a seguir, locais com glamping que você precisa conhecer.
Para quem deseja apreciar cachoeiras e montanhas
Em meio a Mata Atlântica na região sul do país, está localizado o glamping Cachoeira dos Borges. Longe dos agitos dos grandes centros, o local é um refúgio para quem deseja mais contato com a natureza.
Na comunidade Roça da Estância, cerca de 240 quilômetros da capital Porto Alegre, o local possui uma paisagem paradisíaca de montanhas e nascentes d’ água. Lá, também é possível admirar cachoeiras e piscinas naturais.
Além disso, os visitantes podem encontrar árvores e plantas gigantes. Muitas delas, chegam a ter mais de 100 anos de existência na região. Os hóspedes têm acesso às piscinas naturais de Baixo e da Lontra, como também a trilha que leva à cachoeira.
Já na região sudeste, a cidade de Iporanga, no interior de São Paulo, também oferece uma estrutura de glamping. O Glamping Mangarito fica na comunidade da Serra, que pertence à cidade. O local divide espaço com o Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira (PETAR).
O Glamping Mangarito possui uma estrutura de bangâlos que ficam 1,5 metros suspensos do chão. Decorado por artistas regionais, o espaço está numa região com grande concentração de cavernas, rios e cachoeiras.
Dentro das instalações do Mangarito, os visitantes têm acesso a trilhas que levam até as piscinas naturais do rio Betari. Assim, local oferece uma moderna estrutura de spa, com jacuzzi e sauna seca.
Para curtir a paisagem litorânea
Uma das opções mais luxuosas do país quando o assunto é glamping, o Rancho do Peixe fica na praia do Preá, na cidade de Cruz, no estado do Ceará. O espaço, que preza pela sustentabilidade, oferece conforto necessário ao curtir o litoral.
Com o intuito de promover mais conexão à natureza, as acomodações locais não possuem ar-condicionado Isso porque a brisa do local é capaz de suprir o calor da região. Além disso, os quatros também não possuem aparelho de televisão.
Ao todo, o local possui 26 bangalôs com pé na areia. As acomodações contam com estrutura de duas camas de solteiro, cama king size, ventilador de teto, frigobar, internet e cofre. Além disso, os bâgalos possuem varandas com cadeiras espreguiçadeiras.
O Rancho do Peixe também possui um restaurante com ingredientes orgânicos e uma pizzaria. O espaço tem estrutura de spa, de onde é possível apreciar a praia, aulas de práticas como a yoga, além de opções de passeio pelo local.
Para quem deseja investir em viagens com mais contato com a natureza, leia a publicação com as melhores trilhas de ecoturismo.