Muitas pessoas já estão se preparando para o período de férias. E no Brasil, os meses de dezembro e janeiro costumam ser bem quentes. Embora as praias e cachoeiras sejam o refúgio da maioria dos turistas, há quem prefira mudar de ares e buscar o sopro mais gelado do inverno no hemisfério norte, onde ficam os destinos de neve.
É verdade que nem todo mundo gosta de frio, preferindo os dias ensolarados, o uso de pouca roupa e o caminhar descontraído pelas noites frescas. No entanto, viajar no inverno tem muitas vantagens, além de ser uma experiência única e cheia de surpresas.
Com a reabertura de alguns países pós-pandemia, é possível se planejar já para essa estação.
Vantagens de viajar no inverno
O diferencial de uma viagem para destinos de neve já começa pela mala: as roupas são mais grossas, pesadas e quentes, ocupando bastante espaço na bagagem. Porém, não precisa levar muita coisa, já que casacos e botas podem ser utilizados várias vezes. Além disso, algumas lojas locais alugam roupas de frio, sendo uma ótima opção para quem não quer gastar com peças que serão usadas só de vez em quando.
Outro ponto que vale a pena destacar nessas viagens é que a paisagem no inverno é incrível, lembrando muito os cenários nostálgicos que a gente só vê em filmes – já que, no Brasil, não neva. Dá para curtir bastante, tirar lindas fotos e ter lembranças maravilhosas de um passeio inesquecível.
Em muitos destinos, o inverno é baixa temporada. Ou seja, uma ótima oportunidade de encontrar passagens mais em conta, hotéis baratos e atrações turísticas com preços melhores.
Vamos a eles!
Alpes Suíços
Formada pelas Cordilheiras da Europa, a região dos Alpes é o sonho de milhares de turistas. As montanhas cobertas de neve deixam a região charmosa e exuberante, e é difícil não se render aos seus encantos.
Ao contrário de alguns lugares turísticos, os Alpes Suíços são bem disputados pelos turistas no inverno. Isso porque as cidades que compõem a região são lindas, aconchegantes e repletas de atrações para os visitantes.
O destaque fica para a cidade de Zermatt, uma das mais procuradas na Suíça. Na verdade, ela é uma vila alpina que parece ter saído de um conto de fadas. Fica aos pés da montanha Matterhorn – aquela que tem a imagem estampada na embalagem do chocolate Toblerone.
Além de curtir a paisagem, o visitante tem a chance de descer as montanhas de trenó. Para isso, é só pegar o trem que deixa no topo da montanha Gornergrat e se preparar para momentos de emoção.
Outra característica de Zermatt é que, na região central da vila, os automóveis são proibidos de circular. Essa é uma forma de preservar as características do destino, o charme das casas de madeira e fortalecer o comércio local.
Turim (Itália)
Turim é um ótimo destino para quem gosta de neve. Localizada na Itália, a cidade possui belas estradas e paisagens deslumbrantes que encantam os turistas durante os passeios de carro.
Além de ser contemplativa, Turim é um excelente local para praticar skiboard e snowboard. Quem não é adepto desse tipo de esporte pode agasalhar-se bem para conhecer a cidade, que tem muitos incentivos ao passeio.
As ruas, cheias de história e riqueza cultural, hospedam cafés, prédios antigos e modernos, museus, igrejas e pontes.
Bariloche – Argentina
Brasileiros que querem passar uns dias curtindo a neve não precisam ir a outro continente para cumprir com o objetivo. Bariloche, na nossa vizinha Argentina, possui algumas das melhores estações de esqui da América Latina.
Mas quem pensa que Bariloche é um lugar apenas para esquiar e ver a neve está muito enganado: existem muitas atrações interessantes – e certamente inovadoras – nessa pequena cidade.
Podemos começar pela visita à Confeitaria Giratória. Sim, ela literalmente fica girando, proporcionando ao visitante um olhar para diferentes paisagens. Enquanto o turista toma um chocolate bem quentinho, desfruta dos cenários e do ambiente acolhedor.
Se você procura algo mais leve e em família, a opção é Piedras Blancas, uma estação diferente que privilegia atividades mais simples, como descida de trenó e o tradicional “esquibunda”. Não é preciso ser profissional para esse tipo de atividade, comum na nossa infância – mas em outras “plataformas”, como grama e dunas. A vista do lugar é linda, sendo uma alternativa para brincar com as crianças, fazer bonecos de neve e se divertir com os demais visitantes.
Aspen (EUA)
Localizada no estado do Colorado, Aspen é um destino bem procurado no inverno, atraindo famílias em busca de descanso e diversão, celebridades e amantes de esportes radicais.
O local é lindo e aconchegante – lembra um cenário de filme de Hollywood. Por isso, uma vez lá, pode se sentir como estrela. A cidade oferece atrações para todos os gostos: esqui, snowboard, motos de neve, trilhas, rafting… e isso é só o começo.
Ainda dá pra aproveitar a vista panorâmica das gôndolas ou fazer um passeio para conhecer a cidade e um trenó puxado por cães.
Ainda que a inovação esteja comumente ligada a termos tecnológicos, inovar também é se permitir conhecer novos destinos, outros ares e diferentes estações. No pós-pandemia, aproveite o seu tempo e faça coisas diferentes, principalmente em locais abertos ou bem ventilados.
E se quiser, compartilhe suas experiências com a gente!