O que todo mundo mais quer é que essa pandemia acabe logo para colocar o pé na estrada e ganhar o mundo, e parece que a resposta para essa angústia é a vacina contra o coronavírus. A vontade de viajar e viver novas experiências tem mexido com a imaginação de muitos turistas, que já fazem planos e roteiros para esse esperado momento.
No entanto, não depende só da vontade – e o turismo vai precisar se reinventar para que possamos voltar a passear por aí. Uma das potenciais mudanças está na prova de imunidade: mais que uma passagem comprada ou o visto em um documento, o passaporte para a entrada em muitos lugares vai ser o seu cartão de vacinação.
Vacina traz otimismo para o turismo
A pandemia do novo coronavírus está marcando as páginas da história moderna. A doença conseguiu, literalmente, trancar todo mundo em casa, restringindo os passeios, as viagens e todo o tipo de turismo, com exceção do virtual.
Com quase um ano nesse clima de confinamento, a luz no fim do túnel parece começar a brilhar. E nunca uma vacina foi tão aguardada pela humanidade e nós, do setor de turismo, agradecemos! Afinal, essa foi uma das áreas mais prejudicadas nesse período, em que a maior parte das atrações ficaram fechadas.
A chegada da vacina traz otimismo para o turismo, oferecendo alívio e relaxamento para os viajantes e fôlego econômico para a cadeia produtiva. Ou seja, redes hoteleiras, companhias aéreas, restaurantes, museus, casas de shows e demais serviços do segmento aguardam com ansiedade essa retomada.
Mas, para isso, é preciso que todos se vacinem. Mesmo sendo vista por muitos como uma proteção individual, ela também interfere na coletividade. Por isso, muitos países devem exigir o cartão de vacina contra o coronavírus na entrada de novos turistas.
Fronteiras abertas para os viajantes
A imunização da Covid-19 pode abrir ou fechar as fronteiras para os viajantes – tudo vai depender de seu comportamento pessoal em relação à vacinação. Isso porque o turismo gera aglomeração e contato entre as pessoas, por maior que seja o cuidado tomado, o que faz proliferar a doença caso alguém não esteja vacinado.
No entanto, quanto mais indivíduos forem imunizados, menor será o nível de contaminação, podendo aumentar o número de visitantes nas cidades e atrações turísticas.
O mercado tem reagido positivamente à liberação emergencial da vacina. Mal foi anunciada uma possível data de imunização e as ações de aviação e turismo dispararam na bolsa de valores. Embraer, Azul, CVC e Gol registraram valorização na Ibovespa.
A vacinação é fator determinante para a abertura dos países ao turismo, mas vale lembrar que, quando chegar, sua aplicação não exclui, por enquanto, as demais proteções, como uso de máscara e álcool gel. Pelo visto, essas medidas ainda vão durar algum tempo, até que a taxa de transmissão do vírus esteja controlada a nível mundial.
Aguardamos com esperança e confiança a abertura do turismo em todo o mundo – e a conscientização de toda a população para a necessidade de se vacinar. Além de proteção, esse é um ato de cidadania. Por outro lado, as cidades estão ávidas por visitantes e anseiam melhores perspectivas na economia.
Então, que venha a vacina!