Vivemos uma era em que o depoimento social é bem mais valioso do que uma boa propaganda ou reportagem. Quanto melhor – ou pior – se fala de um estabelecimento ou experiência, mais expostos ficam benefícios e problemas de produtos e serviços ao redor do mundo. Isso, claro, já chegou ao turismo.
Você provavelmente já ouviu falar, por exemplo, do TripAdvisor, ferramenta que tem sido muito útil não só para os viajantes, mas, também para os empresários do segmento. O TripAdvisor é um site de viagens que fornece informações e opiniões de conteúdos relacionados a lugares, hospedagens, restaurantes. Para que o viajante tire o máximo proveito de sua viagem, a plataforma dispõe de conteúdos, avaliações e opiniões sobre uma variedade de perfis de viagem do mundo.
O interessante é que a maioria esmagadora dos conteúdos é gerada pelo próprio viajante, de maneira orgânica. Ou seja: ninguém o paga para resenhar suas opiniões.
Se a pessoa viajou para um determinado lugar e ficou hospedada em um hotel X, irá contar sua experiência no site. Dessa forma, todos que consultarem a plataforma irão saber o que fazer na cidade, qual nota o hotel teve, se o café da manhã é bom e quais as recomendações de restaurantes, passeios, cafés, etc.
Se, para o viajante, é bom ter essas informações antes de viajar, imagine para o empresário, que pode ter o seu negócio ou marca sendo endossado em uma ferramenta colaborativa e, ainda, interagir diretamente com o seu cliente final.
Nem só de TripAdvisor vive o viajante
No entanto, o TripAdvisor não é o único site que fornece, de forma interativa, informações sobre viagens e turismo. A ferramenta Google Local Guides, por exemplo, é uma comunidade global onde os usuários escrevem comentários, publicam fotos, respondem perguntas, adicionam ou editam lugares e verificam fatos no Google Maps. Mais que isso, compartilham as descobertas no Google Maps, ajudam uns aos outros a encontrar os melhores lugares da cidade, fazem amizades e têm acesso a algumas vantagens.
Os benefícios do Google Local Guides estão relacionadas a uma série de pontuações que o usuário consegue ao se relacionar com a ferramenta. Dentre essas vantagens estão o acesso à comunidade exclusiva, receber convites para eventos, ter acesso a informações privilegiadas do Google, testando novos produtos antes do lançamento público, dentre outros.
No entanto, o Local Guides está disponível, somente, para os lugares que o Google Maps também está, que gira em torno de 40 países. Além disso, o programa é apenas para indivíduos, maiores de 18 anos, e não para empresas. As contribuições das empresas ou de suas páginas não são consideradas para as vantagens do Local Guide.
Já o guia urbano Yelp, outro concorrente do TripAdvisor, funciona como uma rede social. Os usuários compartilham informações e experiências com restaurantes, hotéis, bares, praças, eventos e demais estabelecimentos em um roteiro de viagem.
Além de ser útil para o planejamento, a ferramenta possibilita saber mais sobre as instalações de hotéis e lugares através de informações cedidas por pessoas que já passaram por esses espaços.
O Yelp disponibiliza, também, uma lista de serviços que não estão diretamente ligados ao turismo, mas que fazem parte de uma rotina de viajante – tais como cabeleireiro, dentista, chaveiro, mecânico e outros.
Outra característica dessa ferramenta é o treinamento em pequenas empresas para saber como utilizar números online a seu favor e as avaliações dos usuários para gerar melhorias na empresa.
Por fim, temos o Foursquare (sim, ele ainda existe!), empresa de tecnologia que usa a localização inteligente para criar experiências de consumo e soluções de negócio.
Ela foi dividida em dois aplicativos: a Foursquare City Guide, que ajuda o turista a descobrir novos lugares com recomendação de comunidades, observando notas dadas pelos próprios usuários, além de conferir fotos e outras informações. Já o SWARM monitora os locais que você quer visitar, funcionando mais como uma ferramenta social em que o usuário utiliza do check-in para marcar os lugares onde já esteve.
A Foursquare também inclui algumas soluções para negócios, permitindo que marcas e empresas compreendam e conectem-se com os seus públicos e meçam o tráfego e o sucesso das propagandas.
Para inovar em suas campanhas de turismo – ou ser o turista mais bem informado da cidade – avalie todas as ferramentas e verifique qual é a que mais se adequa ao seu perfil. O importante é, sempre, se utilizar da tecnologia para gerar e/ou viver a melhor experiência possível.