O empresário inglês Thomas Cook promoveu, em 1840, a primeira viagem organizada da história. Mesmo com o fracasso da jornada, ele percebeu a possibilidade de um futuro financeiro nesse modelo de turismo. Hoje em dia, Thomas é considerado o “pai do turismo moderno”.
Cook criou pacotes de excursões em grupo, dando origem à primeira e maior agência de viagens de todos os tempos. A empresa logo começou a ter reconhecimento internacional. Thomas possibilitou que as classes trabalhadora e média viajassem com preços acessíveis.
Apesar dessa oportunidade, alguns pacotes tinham o valor muito alto, conquistando as classes mais ricas. O tour anual, por exemplo, durava em média 22 dias, cobria cerca de 40 mil quilômetros e custaria, hoje em dia, o equivalente a 50 mil libras esterlinas (cerca de 300 mil reais).
Uma nova visão de turismo moderno
Atualmente, os roteiros turísticos feitos de forma “fixa” não atraem tanto os viajantes. A viagem é, acima de tudo, uma experiência cultural. Quanto mais vivências locais, maior será o sucesso do destino.
Veja algumas opções para rever seu conceito de turismo moderno:
Dublin – Irlanda
A cidade é o destino perfeito para quem curte cerveja e uma galera animada. Uma das experiências modernas que a cidade pode oferecer é o “bar crawl”, que consiste em ir parando de bar em bar.
Sugestão desse blog: tomar um Engov antes do passeio.
Praga – República Tcheca
Praga reúne monumentos e atrações arquitetônicas que deixam os visitantes deslumbrados a todo momento. Além da atrativa gastronomia local, e belíssimos museus, a cidade conta com uma das bibliotecas mais belas do mundo, a Biblioteca do Mosteiro de Strahov.
Para quem ama literatura, esse é o destino ideal.
Bruges – Bélgica
Apesar dos vários pontos turísticos e praças, os canais da cidade são as principais atrações. É uma excelente opção para passeios em casal, já que a cidade parece ter saído de um conto de fadas. Boa pedida para os que apreciam bons vinhos e cervejas.
Urubici – Santa Catarina
Localizado na serra do sul do país, a cidade impressiona devido às cachoeiras, paredões e cavernas. Além disso, promove a prática de esportes radicais, como o rapel, passeios de canoa ou a cavalo e caminhadas em trilhas.
O turismo moderno pode ter nascido com Thomas Cook, mas hoje reside no que o turista – ou a agência de turismo – quiser fazer dele.
Você já visitou algum desses destinos, ou tem uma sugestão de lugares que representam o turismo moderno? Deixe sua contribuição nos comentários e vamos continuar essa conversa!