Se em muitos momentos a experiência de viajar estava relacionada ao desejo de conhecer novos lugares, após a pandemia outras questões são priorizadas. Com objetivo de ter momentos de bem-estar, ressurge o turismo de saúde.
Mais do que escolher destinos badalados e paradisíacos, essa prática analisa a segurança, estrutura e higiene do destino. Não basta belas paisagens, é importante ter uma experiência relaxante e livre de qualquer perigo.
Por isso, o turismo de saúde aponta para novas exigências dos turistas: é fundamental que, empresas do ramo hoteleiro, ofereçam uma boa infraestrutura. Além de agradável aos olhos, o local deve proporcionar serviços com soluções em bem-estar para os viajantes.
Afinal, o que é o turismo de saúde?
Diferente de outras modalidades voltadas para a experiência com a cultura local ou culinária, o turismo de saúde possui enfoque no bem-estar. Dessa forma, viajantes adeptos a essa prática estão atrás de experiências para restabelecer ou aprimorar a saúde física, mental e emocional.
Ou seja, quem busca esse tipo de turismo pretende melhorar aspectos relacionados ao corpo e mente. Para isso, as pessoas procuram práticas que atuem na prevenção e manutenção da saúde.
Em alguns casos, os indivíduos querem desenvolver a recuperação, reabilitação ou até mesmo a cura para doenças ou outras questões relacionadas à saúde. Para isso, os interessados podem pesquisar por locais que promovam experiências relaxantes.
Muitos viajantes também buscam tratamentos com uma perspectivas mais holísticas. Ou seja, espaços que promovam atividades com terapias alternativas, como a ioga, meditação e a arteterapia.
Dessa forma, locais com atividades para aliviar o estresse e a angústia, por exemplo, são procurados pelos turistas. Assim, quem busca por esse tipo de turismo quer melhorar diversos aspectos que envolvem a saúde.
O bem-estar físico, emocional, espiritual e mental são levados em consideração. De maneira geral, os indivíduos desejam passar momentos em espaços que ofereçam qualidade de vida, com profissionais preparados para práticas terapêuticas.
Atividades buscadas no turismo de saúde
Com a pandemia da Covid-19, a busca por bem-estar se tornou cada vez mais comum. No início, as pessoas começaram a observar sua própria moradia e passaram a desejar espaços onde pudessem, por exemplo, ter a luz do sol da manhã.
A partir dessa procura por práticas de bem-estar ainda dentro de casa, surgem as demandas para o setor do turismo. Nesse cenário, locais com hospitalidade, que acolhem e promovem tranquilidade se destacam em relação a outros empreendimentos do setor.
Práticas que proporcionam um espaço com massagens relaxantes, meditação, biodança saltam os olhos de viajantes. Nesse sentido, as atividades procuradas atuam na melhora do corpo com efeito calmante.
Além desses serviços, espaços onde as pessoas possam ter mais contato com a natureza são opções que se destacam no turismo de saúde. Mais do que várias atividades relaxantes, o espaço precisa deixar os hóspedes tranquilos e mais calmos.
Portanto, o turismo de saúde é voltado para os cuidados com o corpo de forma geral, passando por aspectos físicos até o emocional. No país, espaços como spas e hotéis têm adotado esse modelo de negócio.
Para quem deseja conhecer outros tipos de turismo, continue lendo as publicações do blog Turismo e Inovação.