O termo “Travel Tech” pode parecer uma novidade, porém você provavelmente já lidou com produtos desse mercado. Na pesquisa por passagens aéreas mais baratas via aplicativo ou site especializado em reservas, o travel tech está em todo lugar.
No Brasil, existem 225 empresas que atuam na área de travel tech, de acordo com a Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Para 2022, o relatório produzido pelo Loureiro Consultores apresenta a expectativa que este setor movimente cerca de 35 bilhões de reais.
Em um momento de recuperação econômica, a expectativa positiva para o setor desperta curiosidade e interesse. Se deseja entender o conceito de travel tech, continue lendo a publicação.
O que são as empresas Travel Tech?
A tradução literal do termo significa viagem tecnológica. Num primeiro momento, essa ideia pode remeter inovações como os quartos que usavam tecnologias de ponta ou os hotéis do futuro. Entretanto, o conceito envolve outras questões.
Empresas de tecnologia, como startups, do setor de turismo e viagem são travel techs. O termo se refere a um segmento do mercado que oferece soluções inovadoras.
Vale lembrar que, a travel tech faz parte de uma onda de transformação digital que aconteceu em vários setores da economia. Iniciativas como os bancos digitais e serviços de aluguel e venda como a Quinto Andar, são exemplos de empresas que passaram por essa mudança.
Ou seja, o conceito de travel tech nada mais é que uma nomenclatura usada para as empresas tecnológicas que atuam nas áreas de viagens e turismo. Isso envolve negócios no setor de hotelaria até startups voltadas para compra de passagens.
Dessa forma, as empresas desse ramo estão cada vez mais presentes na vida cotidiana. Provavelmente, ao planejar uma viagem você buscou plataformas para comprar passagens aéreas mais baratas ou usou aplicativos para encontrar hotéis.
Muito além de um site institucional
Por mais que uma empresa mais tradicional do setor do turismo e viagem tenha um site, isso não torna o negócio uma travel tech. A aplicação desse conceito vai muito além de criar uma página na web para um negócio no setor de viagens.
A atuação da travel tech é muito mais voltada para a experiência do cliente. Ou seja, a solução da empresa para o público é desenvolvida observando o percurso usado pelos clientes até efetuar a compra.
Portanto, a partir do momento em que se cria uma plataforma digital voltada para experiência do usuário, onde ele interage com a solução, o empreendimento pode ser caracterizado como travel tech. Empresas como a 123Milhas ou a Onfly são exemplos de travel tech.
Mais do que apresentar a 123Milhas em um site, o negócio desenvolveu uma jornada de compra, investiu no mercado digital e aperfeiçoou o caminho do cliente. Em toda a jornada pelo site ou aplicativo, é apresentada a possibilidade de encontrar boas ofertas de passagens.
No ramo de hospedagem, há empreendimentos como Arbnb. A plataforma foi desenvolvida como a solução que conecta pessoas que possuem imóveis e deseja alugá-lo, com viajantes que buscam um lugar para ficar alguns dias.
Agora você conhece uma das inovações que estão transformando o setor de turismo e viagens. Saiba mais sobre outras mudanças do setor no blog Turismo e Inovação!