Quando você fala em turismo, o que vem à mente? Pra mim, é poder desfrutar de uma viagem com todas as vantagens que ela possa me oferecer: hospedagem, traslados, restaurantes, passeios e, claro, muitas experiências memoráveis.
O turismo é um setor da economia em que a principal moeda de troca é a busca por novas experiências. O interesse por determinados locais e culturas gera sentido à vida de quem viaja.
E, com a globalização, tudo ficou mais acessível. As informações circulam com mais facilidade, já que as conexões digitais descrevem tudo que um visitante precisa saber sobre aquele destino, do preço da passagem até dicas do que fazer nesse local. As orientações são respaldadas por quem viveu a mesma experiência, criando uma referência para quem lê e pretende protagonizar novas aventuras.
Como tudo é muito rápido podem passar despercebidas as transformações do turismo nos últimos anos, principalmente relacionadas à inovação. Há algum tempo, por exemplo, era preciso ir à agência de viagens para comprar uma passagem aérea. Com a tecnologia é possível, hoje, programar as férias todas sem sair da frente do computador, com tranquilidade e sem ter de fazer escolhas apressadamente.
O turismo e a experiência digital
A experiência de viajar mudou muito com a transformação digital. Fazemos quase tudo pela internet: reserva de passagem, hotel, restaurante, a busca dos melhores passeios, compra de ingressos para shows e outros entretenimentos.
A tecnologia proporciona às pessoas mais autonomia, velocidade, conectividade, integração e segurança. Não precisamos de tanto tempo para planejar e pesquisar, já que a informação está ao alcance das mãos – tendo as redes sociais como responsáveis pela divulgação dos destinos e por despertar nas pessoas o interesse por novas vivências.
São tempos onde há solução para quase tudo e todos os perfis de turista. Agora, por exemplo, é completamente possível deixar o planejamento de viagem para última hora. Em outro momento isso significaria desembolsar uma soma alta para se hospedar em um hotel ou pousada.
E a experiência digital no turismo se ramifica para os aplicativos de celular, que acompanha o turista em toda a viagem. Basta um clique para descobrir a programação e pontos turísticos mais próximos de onde se está, tudo facilitado para quem quer curtir ao máximo.
Inovações que desenvolveram o turismo
Inovação não precisa ser necessariamente algo novo, mas pode melhorar ou modificar o desempenho do setor, levando, por exemplo, à abertura de novos destinos ou à modernização de alguns nichos do mercado, como os abaixo:
Passaporte
O termo surgiu na França, durante o reinado de Luís XIV, que fornecia aos seus favorecidos cartas, conhecidas como “passe port”, solicitando a passagem de seus detentores pelos portos.
O passaporte é um meio de mobilidade dos viajantes, mas também um documento de controle por parte das autoridades de muitos países. Assim, ao longo do tempo, ele promoveu tanto barreiras quanto oportunidades, permitindo que cidadãos estrangeiros pudessem se deslocar de forma segura.
Celular
Quem diria que um conceito de telefone, precursor dos rádios comunicadores usados em aviões e barcos, viria melhorar a mobilidade e mudar a comunicação e o comportamento dos turistas?
O celular passou por muitas transformações até chegar ao modelo de smartphones que temos hoje. A combinação das funcionalidades de computador com a conveniência de um telefone tornou-se ferramenta indispensável em qualquer viagem.
Guia Michelin
A criação de um guia que fazia propaganda para a marca de pneus Michelin foi a maneira de oferecer informações para os motoristas da França no fim do século XIX, incluindo indicações de hotéis e restaurantes. Porém, com o passar do tempo, esse guia virou autoridade, sendo a publicação mais respeitada na classificação de hotéis e restaurantes de alta qualidade.
Cartão de crédito
A American Express foi a primeira a criar um sistema de crédito mundial que se tornou importante aos viajantes, que não precisavam mais transportar altas quantidades de dinheiro e nem depender de bancos para fazer saques.
Para nossa geração nada disso parece inovador, mas a realidade é que hoje o mundo está ao alcance de um estalar de dedos porque, um dia, todas essas invenções vieram à tona.
A tecnologia traz mudanças e oportunidades para que mais pessoas tenham acesso a formas diferentes de viajar, sem perder a praticidade e o conforto – e a tendência é que os turistas utilizem cada vez mais dela para se informar e fazer acontecer